Festival começa hoje, 24, para todos os gostos. Confira os artistas que farão o nosso Lollapalooza Brasil 2023 valer a pena.
Enfim chegamos ao Lollapalooza Brasil e aquele clima bom de preparação se renova, como todos os anos. Esta é a décima edição do festival, um dos poucos do Brasil em que definitivamente podemos reencontrar nossos amigos queridos do indie, do rock, do pop, do eletrônico e mais, tudo no mesmo lugar.
A edição 2023 tem um dos melhores line-ups da história do festival, mesmo que muita gente tenha se decepcionado com alguns obstáculos no meio do caminho. Mais precisamente, o cancelamento das apresentações de Blink 182, Omar Apollo e Willow Smith, para citar alguns.
Tudo começa nesta sexta, 24, e vai até domingo, 26. Estaremos lá fazendo a cobertura – fiquem ligados aqui no Music Non Stop porque vamos fazer recaps diários. O line-up deste ano está mais que especial e a nossa wishlist é tão eclética quanto, infelizmente, otimista demais – sabemos que lá na hora não vai dar para participar de tudo. Mas não podemos deixar de comentar alguns destaques:
A AGUARDADA ATERRISSAGEM DE BILLIE EILISH
É inegável o sentimento generalizado de ansiedade sobre o show de Billie Eilish no Lollapalooza Brasil. Esta será a primeiríssima apresentação dela no nosso país e, pelo que estamos acompanhando nos grupos de Whatsapp, já tem gente indo para o Autódromo de Interlagos neste exato momento para tentar um lugar privilegiado na grade deste show que promete ser um dos marcos da edição. Pudera, Billie é um dos maiores ícones pop da nossa geração.
Se tomarmos como base os shows de Billie nas edições argentina e chilena do festival na última semana, os fãs não ficarão com sede; a setlist do show, que vai durar 90 minutos no palco Budweiser, contará provavelmente com mais de 25 sucessos da cantora sagitariana de apenas 21 aninhos. Pode esperar todo mundo cantando junto as melodias idílicas de “I Didn’t Change My Number”, “Lovely”, “Bellyache”, “Ocean Eyes”…
OS DECKS SÃO DELAS
Na parte da discotecagem, estamos muitíssimo bem. Muita mina foda vai estar no Perry’s Stage representando o Brasil. Já na sexta-feira teremos Curol, Aline Rocha e Devochka à luz do dia com beats de house. O dia seguinte, sábado, já começa com Valentina Luz e vai se estendendo para Binaryh (com metade do duo formado por Camila Giamelaro) e Eli Iwasa.
Por falar na Eli Iwasa, ela vai, inclusive, estrear uma super apresentação audiovisual que promete nos colocar mais profundamente em contato com nossas emoções. Vai ser tudo sobre a “poesia dos sentidos”, segundo ela. É um excelente momento para esta artista, que também celebra a recém-abertura de seu novo superclub, o Gate, em Campinas.
Por fim, o domingo também vai ter mais um “equi-lineup” nacional dos sonhos, com a presença de Carol Seubert, Camilla Brunetta e Carola. Que este evento sirva de exemplo para outros produtores brasileiros – lineup sem diversidade já não tinha graça antes, em pleno 2023 tem menos ainda.
FENÔMENOS DA DANCE MUSIC
Também no palco de música eletrônica estarão presentes algumas atrações consideradas hot topics do cenário internacional. Um deles é de casa: Mochakk. Com um misto de energia, carisma, grooves pujantes e muita autenticidade, ele conquistou uma legião de fãs em um crescimento acelerado de carreira e, certamente, estar no Lollapalooza Brasil é o caminho natural para ele. Estaremos lá para conferir esse momento.
Fred Again é mais uma atração clubber que faz a diferença na atualidade. O rapaz teve um Boiler Room muito aclamado para chamar de seu, é dono de hits “milionários” nas plataformas digitais e, como cereja do bolo, sabe discotecar de uma maneira surpreendente, cativando a todos.
Menções honrosas também para Jamie XX que, ao contrário do que pensávamos, não vai tocar em um palco alternativo, mas no Perry’s mesmo; Claptone, o projeto misterioso de house-pop elegante que conquistou o Brasil; e Purple Disco Machine, DJ e produtor alemão que mantém vivo o espírito do disco house.
ENTRANDO NA BRISA
Assim que saiu o lineup do Lollapalooza Brasil, foi significante saber que Brisa Flow seria a primeira mulher indígena a se apresentar no festival. Marcada para tocar na sexta-feira, seu show vai ter muito sabor de ineditismo, a começar pelo figurino, pensado por ela em conjunto com Amangelo Prateado e Vicenta Perrotta – esta pilota o ateliê TRANSmoras, que trabalha para habilitar pessoas trans para o mercado da moda.
Brisa Flow também vai estar com uma super banda e muitas mensagens importantes, que decorrem de sua posição na indústria. “Fomos nos aquilombando conforme os nossos laços foram se fortalecendo. Acredito neste aquilombamento urbano como uma prática artística de juntar pessoas trans, indígenas e pretas numa soma para transformar a cena em um lugar mais diverso”, ela comenta.
ESTREANTES DE PESO
Sempre equilibrando talentos retornantes com as novidades, as estreias do Lollapalooza Brasil 2023 estão diversificadas e refrescantes. No caso de Ludmilla, até achamos que a sua presença no festival veio tarde e fez-se, enfim, justiça. A lista segue para Lil Nas X, um dos mais inovadores rappers da atualidade, dono de hits como “Industry Baby” e “Montero” e representante orgulhoso da bandeira LGBTQIAPN+. Drake também é um peso pesado inédito no nosso Lolla.
Os sons latinos têm como grande referência este ano a estreia de Rosalía, que vai trazer o fervor necessário a Interlagos com sua mistura de pop, reggaeton e outras vertentes, em um show cheio de atitude e um fandom fiel. Kali Uchis vai trazer alívio e um desfecho feliz aos seus seguidores. A cantora colombiana-americana viria para o Lolla 2020, que foi cancelado por causa da pandemônia, e em 2022 ela cancelou seu show. Antes tarde do que nunca!
SURPRESAS SAUDOSAS
Se tem uma escalação fora da curva nesta edição do Lolla 2023, é o Paralamas do Sucesso. Esta banda é como quando o Lulu Santos se apresenta no Rock in Rio; não é necessariamente novidade, mas quando você se dá por si, já cantou o repertório todo, abraçou todo mundo em volta e resgatou memórias boas da vida que nem lembrava ter registrado na mente. O mesmo efeito pode acontecer no show da maravilhosa Pitty, que segue se reinventando a cada ano e reafirmando-se como uma das mais queridas artistas do rock brasileiro.
A confirmação de Tame Impala também surpreendeu, já que o artista australiano já veio para a edição de 2016 e a agenda cheia da turnê mundial deixava incerta a sua vinda para cá. Pois, habemus: quem estiver no Palco Chevrolet no sábado vai se colocar diante de um dos últimos shows da turnê The Slow Rush.
AS VÁRIAS FACES DO LOLLAPALOOZA BRASIL
Seguindo o ethos de qualidade e diversidade, 2023 vai marcar um Lollapalooza cheio de artistas incríveis do rock, pop, nova MPB e jazz made in Brazil. Tem no lineup as fortes composições e a percussividade latente da banda curitibana Mulamba, a doce magia sonora da cantora Tássia Reis e o afro-folk revigorante da banda Tuyo, nomeada ao Grammy Latino.
Cantora, compositora, poeta e pintora, Ana Frango Elétrico pretende trazer a leveza necessária para o sol de meio-dia, enquanto Larissa Luz vai garantir uma dança dinâmica do público, consequência da amplitude rítmica das faixas desta cantora, atriz e apresentadora de TV.
MENÇÕES HONROSAS
Polo & Pan, dupla francesa que apresenta uma fusão de house, electronica, downtempo com uma pegada tropical bem gostosa de ouvir.
The Rose, finalmente a primeira banda sul-coreana a se apresentar no Lolla Brasil.
Baco Exu do Blues, que veio de última hora substituir a Willow e adoramos.
Cigarettes After Sex e suas inconfundíveis ambiências utopistas.
Black Alien, um dos pioneiros do hip hop nacional, com a expectativa de apresentar faixas do novo álbum, “Babylon By Gus Vol.2″
Faça o seu cronograma e nos vemos lá!