Descubra o #1 nas paradas musicais no dia em que você nasceu e em outras datas históricas
Quem gosta e vive de música está sempre falando sobre. Estávamos Clau Assef e eu lembrando de músicas das antigas, quando fomos parar nos serviços que revelam os primeiros lugares das paradas musicais (principalmente dos EUA, deve-se frisar) no exato dia em que nascemos. No meu caso, era uma balada doída da banda Chicago, Hard to Say I’m Sorry, #1 em setembro de 1982. Clau nasceu ao som de “Billy Don’t Be a Hero”, em junho de 1974, música que fez parte do filme Priscilla – A Rainha do Deserto.
São diversos os serviços online que buscam os #1 das palavras no seu aniversário. Navegue por eles:
- PLAYBACK.FM: Descubra o #1 do top100 dos EUA no dia em que você nasceu, e saiba ainda há quantos dias você veio ao mundo e, para um cálculo mais apurado, descubra o som que tocava nas rádios quando você foi concebido (ou seja, quando seus pais transaram).
- POLYGRAPH: Bacana infográfico da Billboard que cria um player que solta o shuffle para todos os #1 do top100 dos EUA de 1958 até hoje. É uma incrível maneira de observar a evolução dos charts ao longo do tempo.
- THIS DAY IN MUSIC: Neste também dá para descobrir os primeiros lugares dos charts da Inglaterra, Austrália, Canadá e Alemanha; a home do site traz fun facts musicais sobre todos os dias do ano.
- BIRTHDAY JAMS: esse traz charts mais amplos, como os da Inglaterra, de rock alternativo, e as “top dance tracks”, que a Billboard começou a rankear em 1975 com o advento da disco music.
O QUE TOCAVA NO DIA EM QUE VOCÊ NASCEU? SAIBA TAMBÉM OS #1 DAS PARADAS EM ALGUMAS DATAS HISTÓRICAS!
31 DE MARÇO DE 1964: GOLPE MILITAR NO BRASIL
No dia em que as tensões políticas convergiram para o início de uma ditadura dos milicos que durou 21 anos em nosso país, Can’t Buy Me Love dos Beatles era o #1 nos EUA, o ápice da onda do “iê-iê-iê” e da Beatlemania mundo afora.
21 DE JUNHO DE 1970: BRASIL TRICAMPEÃO DE FUTEBOL
No dia em que Pelé, Gérson, Jairzinho e Carlos Alberto enfiaram 4 a 1 na Itália e garantiram o tricampeonato mundial na Copa México-1970, a brasileirada podia dançar com a animada The Love you Save, dos Jackson 5.
26 DE OUTUBRO DE 1974: PRIMEIRO CHART DE DANCE MUSIC
Na esteira da febre das discotecas e da disco music, a Billboard estreou o primeiro chart dance em 1974, intitulado “Disco Action” (hoje chama-se “Dance Club Songs”). Quem estreou em #1? Never Gonna Say Goodbye, de Gloria Gaynor.
09 DE NOVEMBRO DE 1989: QUEDA DO MURO DE BERLIM
Pondo fim à guerra fria e representando a derrocada do comunismo, a queda do muro de Berlim significou também a propulsão do techno na cidade, na Alemanha, e no mundo. O #1 lugar dos charts dançantes na queda do muro era o som que deu origem à ideia de “poperô”: Pump Up The Jam, do Technotronic.
01 DE MAIO DE 1994: MORTE DE AYRTON SENNA
Quando uma das maiores tragédias se abateu sobre o Brasil nos anos 90, a morte de Ayrton Senna, quem estava no topo no Top 100 dos EUA era R. Kelly com Bump ‘N Grind e na dance music The Sign, do Ace of Base.
11 DE SETEMBRO DE 2001: ATAQUE AO WORLD TRADE CENTER
Quando diversos aviões sequestrados atacaram pontos diversos nos EUA, principalmente as torres gêmeas de Nova York, Jennifer Lopez surfava no auge da fama, com I’m Real (feat. Ja Rule) no primeiro lugar das paradas dos EUA.
04 DE NOVEMBRO DE 2008: OBAMA PRIMEIRO PRESIDENTE NEGRO DOS EUA
Barack Obama derrotou John McCain e foi eleito o primeiro presidente negro nos Estados Unidos quando outro artista negro também estava no topo: o rapper T.I. com Whatever You Like.
08 DE JULHO DE 2014: BRAZIL 1 x 7 ALEMANHA
Terminando com mais futebol para um chart recente. No dia do vergonhoso 7 x 1 no Mineirão, Fancy, de Iggy Azalea e Charli XCX estavam no #1 do Top 100 dos EUA e I Got U, de Duke Dumont liderava o ranking dance.