Grupo divulgou em live que “Memento Mori”, seu novo álbum de inéditas, sairá no primeiro trimestre de 2023, seguido de uma turnê mundial
Depeche Mode está de volta, com disco novo de inéditas e turnê mundial de lançamento (ainda sem data confirmada no Brasil).
Dave Graham afirmou em Berlin, no último dia 4, que Memento Mori será lançado em março de 2023. O disco foi gravado em Santa Bárbara (EUA) e produzido por James Ford (Gorillaz, Artic Monkeys, Foals, entre outros).
Segundo Martin Gore, tudo já foi gravado e está em fase de mixagem. “Depois da morte de (Andy) Fletcher, nós decidimos continuar a partir do momento em que tínhamos certeza de que era isso o que queríamos para nossas vidas. E também por isso, este disco tem um significado mais do que especial”.
Andrew Fletcher morreu em maio de 2022. Apesar de não ser o principal responsável pelas composições (capitaneadas por Martin Gore), o tecladista sempre foi considerado elemento principal do Depeche Mode. O último disco de inéditas da banda foi Spirit, lançado em 2017.
Grahan e Gore anunciaram também uma turnê mundial de lançamento do disco, com datas confirmadas entre Março e Agosto nos Estados Unidos e Europa. Há, portanto, grande possibilidade do grupo desembarcar no Brasil para a temporada de festivais, que promete ser tão quente em 2023 quanto foi esse ano.
O Depeche Mode nasceu em 1980 em Essex, na Inglaterra, na crista da onda do Synth Pop, influênciado pela música feita por sintetizadores recém chegada da Alemanha. Vince Clarke, membro original da banda, por exemplo, fundou outros grupos como o Yazoo e o Erasure.
No começo da carreira, o grupo se apresentava em um clube gay em sua cidade natal. Graças à animação de seu público, os shows do Depeche Mode ficaram conhecidos por ser os mais animados da ilha, a ponto do grupo levar de ônibus sua turma de dançarinos a shows fora de Essex e até mesmo á gravação do programa de TV Top Of The Pops.