David Lynch precisa da ajuda de cilindros de oxigênio para respirar
Aos 78 anos, cultuado diretor americano vem passando por maus bocados depois de sete décadas como fumante
Parafraseando o saudoso meme da internet, o homem pitou, e pitou muito! E as pitadas do cultuado diretor estão cobrando seu preço. David Lynch fuma desde os oito anos de idade e hoje, aos 78, precisa de cilindros de oxigênio para auxiliar em sua respiração para qualquer caminhada, por mínima que seja a distância, graças a um enfisema provocado pelo uso constante do cigarro.
“É como andar com um saco plástico na cabeça”, comentou Lynch, que abandonou o vício há dois anos, à revista People. “Eu não me arrependo de ter fumado, foi importante para mim. Mas nunca glamourizei o hábito. Em meus filmes, há fumantes. como também há no mundo real”, reflete. Ainda assim, o diretor tem dado declarações aconselhando as pessoas a pensar bem antes de entrar nessa.
David Lynch é um dos mais queridos diretores do cinema mundial, capaz de elaborar em seus filmes uma névoa mágica, surreal e misteriosa, diluindo os limites da matéria e espírito. Dentre seus filmes mais populares, estão O Homem Elefante (1980), Blue Velvet (1986) e Mulholland Drive (2001), além da série de TV estadunidense que se transformou em um estrondoso sucesso mundial: Twin Peaks.
Sobre o trabalho, a despeito dos problemas de saúde o diretor avisa, “nunca vou me aposentar”. A notícia é um alento para os que ainda esperam mais uma temporada da série que se tornou sinônimo de sua estética. A primeira e a segunda temporadas de Twin Peaks foram transmitidas em 1990 nos Estados Unidos. 27 anos depois, em 2017, David presenteou os fãs com um terceira temporada, com boa parte do casting original.
Desde então, a pergunta de um milhão de dólares que o bombardeia é: quando vem a quarta? A resposta curiosamente veio em uma noite de autógrafos de seu livro de memórias Room To Dream. Quando um fã esperava pelo autógrafo a seu exemplar, perguntou sobre a quarta temporada de Twin Peaks. “Está vindo, mas ainda há uma série de distúrbios”, respondeu o diretor, se referindo aos desafios que estava encontrando no roteiro.