Boa notícia para os amantes da música em vinil. A venda de discos no Reino Unido em 2016 está prevista para voltar aos níveis de 1988, ano em que os bolachões eram o formato único e supremo de uma indústria fonográfica muito mais rica do que a de hoje: cerca de 3,5 milhões de discos devem ser vendido sesse ano.
Parte das estimativas estão sendo contadas a partir das vendas de 2015 no país (2 milhões de unidades), e dos lançamentos e estudos das grandes lojas para 2016. Esses altos números estão sendo puxados por releases como “Blackstar”, de David Bowie, seu disco post-mortem que esgotou suas vendas em vinil dias após o lançamento.
Fato curioso é que o single “Golden Years”, de Bowie de 1975, está puxando as vendas de single em vinil no UK esse ano. Outros lançamentos polpudos que estão impulsionando a venda de discos são o LP de estreia do The Clash, e um vinil rosa de “Never Mind The Bollocks”, dos Sex Pistols, relançamentos que são carros-chefe de venda de redes de loja como a HMV, a Uncut informa.