Dada Attack lança Ecce, selo e zine livre de regras com dream team de artistas. Lançamento é nesta sexta no Happy Hour Music Non Stop

Claudia Assef
Por Claudia Assef

Um dos artistas mais criativos da música eletrônica nacional, o produtor e inventor Saulo Pais é uma espécie de cientista maluco dos beats. Quando ele surgiu com seus lives em meados dos anos 2000, usando o nome Dada Attack, ele já criava coisas totalmente fora da caixinha. Suas apresentações ao vivo eram marcadas por sons criados com circuit bending, que é uma espécie de curto circuito que “entorta” a normalidade da música.

Seu nome de artista tem origem no dadaísmo e significa literalmente um ataque nonsense, fora do normal. Saulo/Dada sempre buscou instrumentos, brinquedos, qualquer coisa que produzisse sons diferentões pra fazer suas músicas.

Depois de criar um laboratório para conduzir suas experimentações, o Dadalab, de onde saem de kits educacionais para construção de robôs, entre outras invenções, Saulo chega com outra novidade sonora. Trata-se do Ecce, plataforma audiovisual, selo e zine concebido por ele com o intuito de estimular artistas a experimentarem coisas novas, conectando diferentes tipos de arte e de talentos, apresentando às pessoas uma maneira alternativa de se consumir audiovisual.

O lançamento do Ecce rola nesta sexta (3) numa edição especialíssima do Happy Hour Music Non Stop no Mirante 9 de Julho com line-up arrebatador, que inclui dois trios se apresentado em formato de live, Vera Medina + Snoop + DaDa AttackBmind + Horos + Roger Brito, além de DJ sets de XRS e Érica Alves.

“Faz tempo que tenho a idéia, na época da noite mensal Dadalab tinha essa proposta de colocar lives para tocar juntos. Nessa época cheguei a decidir o nome Ecce, abri perfil em soundcloud, comprei domínio, mas só agora depois desses anos estou colocando em prática. Acho que chegou a hora certa”, diz Saulo. “Sempre circulei não só pela noite, mas com o pessoal dos analógicos, de tv, e encontro muito trabalho e artista legal que gostaria de ver lançando mais. Também sinto falta de me juntar com esse pessoal, trocar idéias, fazer barulho juntos, tava sentindo falta nesses últimos anos, porque tava mais sumido da noite”, explica sobre a origem da ideia.

Veja um teaser com artistas do selo/zine Ecce

O selo não terá lançamentos físicos, como explica Saulo: “cheguei a cogitar lançar em vinil, mas a idéia do zine era tornar esse material acessível ao máximo de pessoas, não ia cair muito bem pelo preço muito ‘gourmet’. Amo vinil, o som, a qualidade, o fato de ser uma mídia durável, além das embalagens e tudo, mas a idéia é oferecer uma nova forma de consumir audiovisual”, esclarece. “Nossa vontade é mesmo oferecer uma tela em branco para os artistas, algo que eles não tenham que se preocupar com tema, estilo, público, vendas, na real é para eles fazerem os trabalhos como se fosse para eles mesmos, e poder usar tanto imagens, como vídeos, como músicas, podendo usar quais medias preferir para cada trabalho”, diz o dono da parada.

Érica Alves está no line-up de lançamento do Ecce. Ela, que costuma se apresentar em formato live, irá tocar como DJ

O material final será disponibilizado num formato online gratuito para streaming e um pack para baixar pago, todo o valor arrecadado com a venda dos packs e muúicas por itunes, beatport etc. vai para uma instituição escolhida pelos artistas participantes de cada edição.

Dois artistas muito queridos do público de música eletrônica – e um tanto sumidos – estarão no lançamento nesta sexta: Snoop e XRS. “O Snoop está em um momento criando vários sons diferentes com suas máquinas e venho tentando convencer ele a soltar esse material que está incrível!”, diz Saulo. “E o XRS é um mestre, né? O vídeo dele foi gravado em Berlim junto com uma galera, muito divertido, daqueles para lembrar os bons tempos de assistir videoclipe, além da música ser foda”, adianta Saulo.

Enquanto esperamos, que tal ouvir um mix exclusivo feito por XRS para celebrar o lançamento do Ecce? Tá na mão. Capricha no fone ou nas caixas de som e dá play. Nos vemos no Mirante.
XRS Ecce Mix #1 for MusicNonStop

Happy Hour Music Non Stop @ Mirante 9 de Julho
Lançamento Ecce
Sexta, 03 de fevereiro
Horário: 18h às 22h
Entrada: gratuita
Line-up:
18h às 19h – Vera Medina + Snoop + DaDa Attack (live)
19h às 20h – XRS (DJ set)
20h às 21h – Bmind + Horos + Roger Brito (live)
21h às 22h – Érica (DJ set)

× Curta Music Non Stop no Facebook