Por incrível que pareça, dupla francesa ainda não havia entrado para o “clube do bilhão” por uma produção individual
“Get Lucky”, principal hit do último álbum do Daft Punk, Random Access Memories, lançado há dez anos, bateu mais de um bilhão de plays no Spotify. A informação saiu inicialmente no portal EDM.com e foi confirmada pelo Music Non Stop.
Por mais incrível que possa parecer, a dupla francesa nunca havia entrado para o famigerado “clube do bilhão” no Spotify como artista principal; as únicas músicas que levavam assinatura dos robôs a terem atingido a marca, até então, eram Starboy e I Feel It Coming — ambas, feats com The Weeknd. Starboy, inclusive, tem 2,89 bilhões de plays no momentos desta publicação, e deve atingir nada menos que 3 bilhões em breve.
A marca é também expressiva para Nile Rodgers (que entrou para o clubinho “bilionário” pela primeira vez na plataforma) e para Pharrell Williams, que foram fundamentais para o desenvolvimento do hit. Pharrell, entretanto, já havia superado a marca de um bilhão de plays em uma única música com seu hit Happy, de 2014, além de Feels, track de Calvin Harris para a qual também emprestou sua voz.
Random Access Memories
Lançado em maio de 2013 pela Columbia Records, Random Access Memories é o quarto e derradeiro álbum de estúdio do Daft Punk. Sucessor de Human After All (2005), o long play mais orgânico da discografia da dupla formada por Thomas Bangalter e Guy-Manuel de Homem-Christo foi muito bem aceito por crítica e público, chegando a ser premiado com o Grammy de “Álbum do Ano” em 2014.
Baseado na funk, no soul e na disco music dos anos 1970, RAM contou com colaborações icônicas, ajudando a resgatar lendas da época, como Giorgio Moroder e Nile Rodgers, a uma nova geração, ao mesmo tempo em que aproveitou o brilho de astros como Julian Casablancas e Pharrell Williams.
Em 2023, os robôs, mesmo tendo anunciado o encerramento do projeto, lançaram alguns mimos para os fãs, na esteira da celebração de dez anos do disco. Em 17 de novembro, chegou a “Drumless Edition” do LP. Antes, em maio, a dupla já havia trazido uma primeira edição especial comemorativa, Random Access Memories 10th Anniversary Edition, com direito a trechos inéditos de gravações de estúdio e um videoclipe de Infinity Repeating — demo com Julian Casablancas+The Voidz [banda paralela do famoso frontman dos Strokes] que acabou ficando fora do corte final.
Além disso, na mesma época foi ao ar o primeiro episódio da série Memory Tapes, que desde então vem trazendo cenas de bastidores da criação do long play, gravadas nos Henson Studios [Los Angeles] e Gang Studios [Paris], e entrevistas com os ilustres artistas colaboradores.