matt groening

Criador do desenho Os Simpsons será DJ por um dia em aniversário de rádio inglesa NTS

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Matt Groening, criador da cultuada série de animação Os Simpsons, comandará a programação do festival de aniversário da rádio NTS

Desde que apareceu pela primeira vez na TV norte americana em 1989, a típica família classe média americana chefiada por Marge e Homer, Os Simpsons, entraram no coração dos telespectadores.  A crítica ácida aos costumes familiares e ao próprio estilo de vida de lá (e que em muitos hábitos é replicado aqui e no resto do mundo), completa mais de 20 anos e é cultuada por onde passa, chegando a gerar teorias conspiratórias de que, de certa forma, figuras e  situações dos episódios foram estranhamente previstas de acontecer anos anos na vida real.

NTS''

A sede da NTS, com uma abertura para o DJ tocar olhando para a rua – foto: reprodução twitter

O criador da série, Matt Groening, representou em seu desenho animado diversas bandas de rock, estrelas de cinema e presidentes. Escreveu um episódio onde a família passa férias no Brasil e fez conosco o mesmo que faz com os seus conterrâneos rednecks. Tirou um baita sarro! Quem não se lembra da cena em que Bart Simpson liga a TV e dá de cara com uma apresentadora de programa infantil gostosona de biquini (sim, a Xuxa)?

Não bastasse, porem, o sucesso no mundo da TV, Matt agora se reúne a um time de estrelas da discotecagem como Theo ParrishDopplereffekt para comandar a cabine da rádio inglesa NTS durante seu festival de aniversário.

Para celebrar os dez anos da NTS, um time de DJs foi convidado para comandar  a programação da rádio entre os dias 19 e 23 de abril.  A campanha também servirá para arrecadar fundos para a ONG Global Foodbanking Network.

Além de Matt, outros notórios  como Laurie Anderson e o pessoal do My Blood Valentine também estão no time. O criador dos Simpsons montou a programção do programa All Tomorrow Parties. Os dias e horários ainda não foram divulgados com exatidão, mas você pode acompanhar clicando neste link.

A NTS informou, portanto, que Matt se une a Theo Parrish na programação de sexta, dia 23, fechando as comemorações.

A NTS funciona online. Entrou no ar em abril de 2011 e é considerada revolucionária neste momento de transição em que as rádios atravessaram na década passada. A emissora, apesar de baseada em Londres, se apresenta como planetária. Prova disso é a programação anunciada para suas comemorações, com convidados transmitindo de diversos lugares fora da Inglaterra.   O jornal The Guardian descreveu a NTS como “uma mistura entre a BBC6 e o espírito de uma rádio pirata”.

flyer do evento

 

 

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é editor chefe do Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.

× Curta Music Non Stop no Facebook