Recordar é viver, ainda mais quando se trata de HOUSE MUSIC. Nesse sentido, recordar é revisitar, saborear novamente, atiçar pontos escondidos da memória musical e, quem sabe, tirar o pó do vinil e por para tocar outra vez discões clássicos houseiros, em particular dos lançamentos dos “anos 00” (de 1999 a 2010), tema de uma corrente nostálgica que aconteceu essa semana entre DJs houseiros no Facebook, principalmente de São Paulo.
O desafio a gente não sabe direito onde começou, tendo em vista a pulverização da informação nas redes sociais, mas juntamos e ilustramos aqui os principais posts de DJs como Regis Ue, nosso colaborador Mimi, Jac Junior, Camilo Rocha, Max Underson, Manu Villas, Manchinha, Lemes, Guto Beppu, Andre Ribeiro, Augusto Merli e Mauricio Um.
As faixas celebram DJs que já estiveram no ápice do jogo da house music, mostram como a ideia de house music, para muitos DJs, resvala no que pode ser apontado como techno e electro (eram os anos do famigerado TECHOUSE, lembram?) e, acima de tudo, essas seleções reafirmam o duradouro poder da house music como um sinônimo de boa música eletrônica no geral.
AUGUSTO MERLI
“O primeiro que me veio a cabeça foi um CD mixado DJ C1 – Shifting Gears pelo selo Intec. Ouvi muito mesmo esse CD, tem várias músicas boas. Escolhi uma do H-Foundation que cheguei até ter em vinil.”
CELEBRANDO PARETO
DJ houseiro dos mais ativo nos anos 00, Pareto não respondeu ao desafio mas foi representado na memória de duas tracks muito boas que sempre andavam em seus tracklists, selecionada por este que vos escreve.
“A música que eu escolhi é do gênio Mark Ambrose, que faz da sua música objeto de tele-transporte para outras dimensões. Eu descobri através do mestre Daniel Um em uma K7 dele (capa do gato). Para mim é uma das melhores mixes dos 00, ouvi até gastar o cabeçote do TapeDeck, me faz relembrar as noites do Wicked na Lôca, Stereo, Lov.E… e tantos amigos que eu fiz nessa época.”
OS DOIS PITACOS DE CAMILO ROCHA
“A faixa que escolhi me remete uma época de grande diversão e uma década com enxurrada de músicas boas… Dos bons tempos do Jazzy, U-Turn e Lov.e e de pessoas que ainda fazem parte da minha vida.”