John Digweed

Conheça o projeto Quattro, série de compilações lançada pelo pioneiro DJ inglês John Digweed

Por Jota Wagner

O DJ e produtor britânico John Digweed lançou em março de 2021 pela sua gravadora Bedrock Records a segunda edição da compilação Quattro.

John Digweed tem uma trajetória prolífera na música eletrônica: começou a discotecar com 15 anos em Hastings, uma cidade litorânea na Inglaterra onde nasceu.  Em 1992 formou a dupla Bedrock com seu parceiro Nick Muir, com quem produziu o grande hit “For What You Dream Of… (feat. KYO)“ que fez parte da trilha do clássico do cinema, a adaptação do livro de Irvine Welsh dirigida por Danny Boyle, o filme “Trainspotting”.

 

Juntos também produziram outro grande hit “Heaven Scent” que fez parte do filme “Groove” (A Festa Rave), dirigido por Greg Harrison.

Em 1999 deram início ao selo Bedrock Records e lançaram diversos nomes da música eletrônica como Marc Romboy, Booka Shade, Pascal FEOS, o brasileiro Wehbba, apenas citando somente alguns.

Bedrock também é o nome da empresa pela qual John promove suas festas e além da parceria com Nick Muir, também formou uma dupla com o DJ e produtor Sasha com quem já performou discotecando.

O lançamento “Quattro II” está dividido em 4 CDs mixados por John e intitulados: Soundscape, Tempo, Redux; e Juxtaposition por Robert Babicz.

Em entrevista ao jornal britânico “The Sun” diz que foi necessário certa quantidade de música ambient, club e remixes feitos para o projeto, mas que o processo todo de pesquisa foi bastante rápido, já que ele e os artistas que contribuíram com as músicas estão confinados devido à pandemia de COVID19.

 

O primeiro CD, “Soundscape” é uma viagem experimental, bastante etérea e tranquila por onde se passeia por alguns gêneros da música experimental principalmente pelo ambient. “Tempo” já é uma bela seleção progressiva e quebrada mixada perfeitamente que introduz a atmosfera para “Redux” que já tem uma pegada bem pista.
No disco 4, Juxtaposition, Robert Babicz encerra também numa viagem mais experimental, mais situada no IDM. Ao todo são 50 músicas inéditas e selecionadas por John Digweed e Robert Babicz.

Ainda ao “The Sun”, sobre a participação de Robert Babicz na compilação, John diz que: “Nick Muir e eu fizemos a mixagem do disco 4, “Juxtaposition”, do primeiro Quattro e o estilo do CD é ficar um pouco mais estranho, downtempo e cinematográfico nessa vibe. Sou um grande fã de Robert e de suas produções, há muitos anos, e sabia que ele seria ideal para este projeto e ele entregou uma obra-prima da música eletrônica”.

 

A compilação também foi lançada em formato digital e uma edição especial e limitada em vinyl, esta com uma quantidade menor de músicas finamente selecionadas.

Confira!

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é editor chefe do Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.

× Curta Music Non Stop no Facebook