fifa soccer 22

Conheça a história dos games de futebol, dos anos 90 até os simuladores atuais

Por Chello Harada

Conheça a história dos games de futebol

Após o recente lançamento de FIFA22, a EA Sports tem considerado a possibilidade de mudar o nome do seu famoso simulador de Futebol. Em um recente comunicado à imprensa, a desenvolvedora revelou que está revisando seus contratos de direitos com a Federação internacional de futebol e o nome “FIFA” pode ser abandonado em breve.
Após o anúncio de revisão de contrato com a FIFA, a Eletronic Arts registrou o nome “EA Sports FC” na Europa e Reino Unido, dando a entender que essa seria a nova nomenclatura da franquia de futebol.
O acordo entre a Eletronic arts e a FIFA acompanha boa parte da história dos games de futebol e hoje é o queridinho entre aqueles que gostam do gênero. Pensando nisso, relembramos alguns clássicos que marcaram época, da simplicidade dos pixels ao realismo tático de alguns jogos relembre e celebre um pouco do futebol no mundo dos games.

FIFA international Soccer

Já que o assunto surgiu com a notícia de que FIFA pode mudar de nome, nada mais justo que celebrar o primeiro jogo da franquia. Lançado em 1993 para Mega Drive, FIFA International Soccer surpreendeu com a inovadora visão isométrica e diferenças climáticas que alteravam as condições nas partidas, som caprichado da torcida, replays e árbitros em campo. Em sua primeira edição o game ainda não contava com a licença para usar nomes reais de jogadores e, em uma homenagem ao desenvolvedor Jan Tian, o lendário camisa 11 da seleção brasileira Janco Tianno foi criado e até hoje divide opiniões se ele é ou não melhor do que o craque do próximo jogo da lista.

Classicão de Mega Drive, assim começava a história do Fifa nos games

International Super Star Soccer

Lançado originalmente em 1994, o jogo da Konami foi uma febre no Super Nintendo. International Super Star Soccer tinha gráficos impressionantes, contava com um inovador sistema de motivação dos jogadores e tinha uma excelente física de bola em campo. O game ainda contava com um dos macetes mais conhecidos dos videogames em terras tupiniquins, que permitia transformar o juiz em um cachorro correndo pelo campo através do uso do Konami Code. Assim com na primeira edição de FIFA, International Super Star Soccer também não podia utilizar nome de jogadores reais e foi aí que surgiu a lenda, Allejo, camisa 7 da seleção.

Cachorro juiz dando cartão amarelo, uma realidade que só o Konami code pode proporcionar

FIFA Street 2

Mais do que marcar gols, FIFA Street 2 era o game para jogar bonito. Lançado em 2006, diferente do jogo principal da franquia da EA, Fifa Street 2 não se comprometia em ser um simulador. Com manobras e dribles nada convencionais, o game contava com movimentos especiais para alguns craques como Ronaldinho, Zidane e Ronaldo Fenômeno.

Winning Eleven

Com diversas versões ao longo dos anos, o sucessor de International Super Star Soccer marcou uma geração inteira entre o final dos anos 90 e os anos 2000. Embora não tenha sido lançado oficialmente no Brasil, Winning Eleven fez grande sucesso e até hoje é lembrado como um dos games de esporte mais queridos de sua geração. Uma das coisas mais marcantes nessa geração eram os patchs de atualizações locais feitas por fãs com narrações em português e outras modificações, no Playstation 2 o “Bomba Patch” foi eternizado. A série fez tanto sucesso no Brasil que muitos creditam Winning Eleven como um dos responsáveis pela popularização do console no país.

Rocket League

Descrito como “futebol com carros movidos a foguete”, Rocket League é exatamente isso. Lançado em 2015, o game de carros correndo atrás da bola em uma arena para tentar fazer gols se tornou gratuito para jogar em 2020 e tem uma base sólida de fãs. Em um cenário em que os jogos de futebol tentam ser cada vez mais realistas, uma proposta com foco na diversão arcade vale ser destacada. Com partidas rápidas e jogabilidade simples, Rocket League é uma ótima pedida para se divertir com os amigos em partidas caóticas que podem mudar de resultado a qualquer momento.

Os games de futebol sempre estiveram presentes nas jogatinas. Em todas as gerações é possível destacar clássicos que marcaram época e que ocuparam horas e horas de diversão entre amigos. Mas no final a pergunta que fica é sempre a mesma. Quem é melhor, Janco Tianno ou Allejo?

Chello Harada

Arquiteto urbanista, pós-graduando em desenvolvimento de games e vocalista. Jogo todo tipo de game, quase nunca platino e sempre perco em partidas online.

× Curta Music Non Stop no Facebook