Confira tudo o que vai rolar neste final de semana com o Super Guia. Festivais, teatro, música e cinema

Por Amanda Sousa

Um guia para todos os gostos, com uma variedade imensa de atrações!

Essa semana seu Super Guia traz samba com Péricles, uma série de vídeos raros do Queen no Youtube, lives de instrumentação eletrônica, além de teatro, circo, cinema… Ah, tem também a tradicional feira de antiguidades de Paranapiacaba em formato online! Anota aí, chama os amigos para uma videoconferência e curta cada rolê.

Samba

Péricles se prepara para mais uma live.  Yes, vai ter samba amanhã! A partir das 20h o cantor faz uma apresentação virtual para relembrar os grandes sucessos da carreira. O tema da live é ‘Minha História, onde tudo começou’. A live conta, ainda, com participações especiais de Chrigor, do Exaltasamba, e Leandro Lehart, do Art Popular. Não perca, a transmissão acontece via Youtube.

Péricles. Foto divulgação

Queen the Greatest

Para comemorar seus 50 anos de carreira, o Queen revisita os momentos mais icônicos de toda essa trajetória na série “Queen the Greatest”, que vai até março de 2022, não é demais?! A banda lança um episódio por semana no Youtube com trechos de shows, canções, entrevistas, gravações de bastidores e muito material raro e até inédito. Tudo isso de graça!

Freddie Mercury. Foto divulgação

WAVE Live Act

Imaginação Criativa de Érica Alves e João Pinaud é uma série de lives musicais com instrumentação eletrônica, que tomam como ponto de partida obras de arte selecionadas do acervo de pinturas do Museu Paulista e começaram no último dia 13. As lives seguem pelos dias 16, 17 e 18 agora sempre às 20h.  Os artistas narram, através de música e letra, pequenos fragmentos da história da região, deixadas como pistas nas imagens que serviram de inspiração. Assista pelo Youtube.

Live – Mata D’Ouro

Érica & Pinaud fazem um tratado musical  do tema das matas e florestas paulistas, em especial sobre os conflitos entre os bandeirantes e os nativos e quilombolas. Escolheram como mote a maldição de Cunhambebe, líder dos tamoios que fez um feitiço para que nada do homem branco possa vingar na região de Yperoig, hoje Ubatuba, após ter sido traído pelos franceses na guerra contra os portugueses no século XVI.

Live – Águas


Érica & Pinaud exploram através da música, o tema dessa live, que são as águas do mar e dos rios paulistas, fundamentais no desenvolvimento da região e que se tornam invisíveis à medida que esse mesmo desenvolvimento os castiga e polui.

Live – Calango


Érica & Pinaud buscam influências rurais a partir dos quadros selecionados do Museu Paulista e fazem uma caminhada que vai do country electro-rock, arrocha e calango, ritmo de origem quilombola presente no Vale do Paraíba, e que é pouco cultuado e relembrado no Brasil.

Teatro

De 19 a 25 de abril acontece o 1º Festival Paulista de Jogos Teatrais, projeto realizado pela Associação Cultural NPC2 e DONA NINA FILMES para, de forma virtual e gratuita, promover ações de difusão, formação de plateia e reflexão em teatro. O festival quer também fomentar a participação de artistas, grupos e companhias de São Paulo e de todo o Brasil.
A programação traz grupos da cena teatral em sete dias de apresentações de poesia e manipulação de bonecos, entre outros espetáculos. As peças serão apresentadas pelo site http://www.festivaldejogosteatrais.com.br.

Foto divulgação

Festival Cenáculo

Entre os dias 19 e 25 de abril, você pode conferir oito espetáculos gravados que mesclam circo e teatro – tudo de graça! Os trabalhos selecionados enaltecem o teatro popular e de rua, além de celebrarem a Baixada Fluminense. Você confere tudo pelo YouTube ou o Instagram da Cia Cerne. São duas sessões por dia, entre os dias 19 e 22 de abril, às 18h e às 21h. Veja a programação aqui.

Um dos destaques da programação é o espetáculo “Will Conta Benjamim de Oliveira”, do Palhaço Will Will com a Brigadeirinho Produções. A peça homenageia o primeiro palhaço negro brasileiro, que atuava no início do século 20, Benjamim de Oliveira. Assista no dia 19, às 21h.

Espetáculo Turmalina. Foto Stephany Lopez

Festival Candeia

Dessa vez online, acontece até 30 de abril mais uma edição do Festival Candeia, evento gratuito que tem o objetivo de fomentar a cultura popular brasileira por meio de aulas, bate-papos e apresentações artísticas.
A agenda do Festival prevê uma série de apresentações musicais, que também serão exibidas no Youtube do Festival, sempre às 20h. As escolas de samba de São Paulo mostram o seu trabalho nos dias 16 (Camisa Verde e Branco), 17 (Vai-Vai) e 18 (Peruche). Todas muito tradicionais e com anos de história. Dia 25 de abril às 16h será a vez da Oficina de Ilu, com a compositora, cantora e percussionista Alessandra Leão. Para se inscrever, basta acessar aqui.

Cartaz Festival Candeia

Cinema

Casa de Cultura do Parque disponibiliza em seu canal de YouTube uma série de experimentos em música, teatro e cinema no programa Quarador de imagens. A programação é composta por dois experimentos musicais e um cênico. Os experimentos estão disponíveis no YouTube, Instagram, Facebook e site da Casa de Cultura do Parque.

Confira abaixo a programação:

Experimento musical | Visita a Kiko Dinucci
50 min.
Disponível neste link

Experimento musical | Visita a Benjamin Taubkin
50 min.
Disponível neste link

Experimento cênico | Homem do caminho – baseado na peça de Plínio Marcos
Com o ator Almir Guilhermino | Direção: Gabriel Campos | 50 min.
Disponível neste link

Frame de Homem do caminho – baseado na peça de Plínio Marcos

 

Cultura popular

Augusto lúna, músico, ator e capoeira conhecido por atuar nas periferias da cidade e do estado de São Paulo desde 2005, acaba de anunciar uma temporada de shows que celebram a cultura popular brasileira que acontecerá entre os dias 16 e 30 de abril sempre às 20h.

Completamente gratuita e online, a série de apresentações será transmitida nas páginas de Facebook dos seguintes espaços culturais da capital e região metropolitana

Onde assistir

Comunidade Cultural Quilombaque
Espaço Cita
Teatro Popular Solano Trindade
Sarau 50 Tons Periféricos
Sarau na Praça
Oca Espaço Cultural
Grupo Clariô de Teatro
YouTube do próprio artista

Augusto Iuna. Foto divulgação

Feira de Antiguidades de Paranapiacaba

De 15 a 18 de abril os destaques da Feira de Artes e Antiguidades de Paranapiacaba terão muita música com Kleber Albuquerque, Tuco Pellegrino e Duo Fryvan e contação de histórias com Flor de Crejoá. Tudo gratuito! Desde o dia 12 de março a Feira de Artes e Antiguidades de Paranapiacaba disponibilizou vários vídeos no youtube. Assista no site oficial da feira, no facebook ou Instagram.

Agenda de 15 a 18 de abril, sexta a domingo:

16 de abril, sexta-feira, às 20h – Música – Tuco Pellegrino (voz e cavaquinho)

17 de abril, sábado, às 20h – Show de Kleber Albuquerque (violão)

18 de abril, domingo
às 15h – Flores Pássaros e Canções – Flor de Crejoá (contação de Histórias)
às 19h  – Música – Duo Fryvan (violão)

Feira de Antiguidades de Paranapiacaba

Meneio

Guiados pelo trip hop, post rock e elementos psicodélicos, a banda Meneio encerra na quinta-feira, dia 22/04, uma série de shows online.

Para essa data, o espetáculo reúne Dani Nega, MC, atriz e ativista dos movimentos negro e LGBTQIA+, o lendário MC Sombra, do SNJ e Senzala Hi-Tech, e Nathalia Lea, (artista urbana, poeta e organizadora do Slam de Quinta em Paraty). Os vídeos foram produzidos pela produtora Bela Baderna e a exibição será às 20h no canal do grupo.

Meneio. Foto Haxatag

Casa Natura Musical

As lives do #Afetos,  série de lives promovida pela Casa Natura Musical acontecem todas as quintas-feiras, às 19h,  no Instagram da Casa. Além disso, todas as conversas que já rolaram no programa estão disponíveis na íntegra em nosso canal no youtube e também no nosso IGTV para você ver e rever a hora que quiser. Assista aqui.

Essa semana tem Edivan Fulni-ô (22/04)  e Daniel Ganjaman e André Abujamra (29/04), que refletem sobre as dificuldades que os artistas e profissionais da música estão enfrentando depois de um ano sem shows e como tá sendo a adaptação a esses novos tempos.

André Abujamra. Foto divulgação

Abacaxepa

O Abacaxepa apresenta Experimentos Sonoros nesta sexta, 16 de abril, às 20ht, em seu canal do Youtube. O show foi gravado na Casa Amarela em SP. Todos os shows transmitidos ficam disponíveis para visualização. Abacaxepa é Bruna Alimonda (Vocal), Carol Cavesso (Vocal), Rodrigo Mancusi (Vocal), Fernando Sheila (Baixo), Juliano Veríssimo (Bateria), Ivan Santarém (Guitarra) e Vinicius Furquim (Teclado e vocal).

Mujer Sabiá

Ontem começou o Mujer Sabiá Fest. O evento reúne cantoras de peso do cenário latino americano no Youtube. O festival segue nesta sexta e sábado, 16 e 17 de abril. O projeto conta com a participação de artistas emergentes, brasileiras e latinas. Confira a programação

16 de abril – 18h

Juliana Strassacapa (Brasil)

Afrikanse

Até o dia 18 de abril rola o Festival Afrikanse, que reúne personalidades do Brasil e da África. As apresentações são transmitidas no Facebook @nucleo.coletivo.das.artes e no YouTube das Edições Afrikanse, sempre às 16h. O evento promove o intercâmbio entre dois continentes, África e América do Sul, com uma programação exclusiva sobre as culturas africana e afro-brasileira.

O Festival conta com convidados do Brasil, Angola, Togo, Cabo Verde, Camarões, Senegal, entre outros países africanos. Não dá para perder, né?! Veja a programação completa no Facebook ou no YouTube.

Prudence Kalambay e Vocal Kuimba participam de um sarau no Festival Afrikanse. Foto divulgação

Iorubá

O espetáculo foi gravado no teatro, sem plateia e seguindo todos os cuidados para garantir a segurança dos artistas e técnicos. E o resultado você confere de graça no Youtube, nas seguintes datas: até dia 18 de abril, de 13 a 16 de maio, de 19 a 22 de junho e de 17 a 19 de julho, sempre às 20h.

Espetáculo Ireti – Cia do Despejo. Foto Duda Viana

Amanda Sousa

Amanda Sousa é mãe, feminista, tem 30 anos e é formada em Comunicação Social. Natural de São Paulo, atualmente mora em Jundiaí. É apaixonada por música desde que se entende por gente. Vai do punk ao pop, gosta de descobrir sons em todas as vertentes.

× Curta Music Non Stop no Facebook