Organizada anualmente pela EDUSP, a edição espera receber 20 mil visitantes até o dia 11 de novembro
A 24ª edição da Festa do Livro da USP (Universidade de São Paulo) começa nesta quarta-feira (9) com a estimativa dos organizadores de receber ao menos 20 mil pessoas nos quatro dias de evento, que termina no sábado (12). São 250 selos de 185 editoras, com oferta de obras com desconto mínimo de 50% no preço de capa e um atrativo a mais neste ano. Depois de dois anos no formato virtual devido à pandemia de covid-19, a possibilidade de contato físico e de troca de experiências entre público e livreiros tende a aumentar o movimento nos estandes montados na avenida Professor Mello Moraes, Travessa C, na Cidade Universitária, na capital paulista.
Organizada anualmente pela Edusp desde 1999, a Festa do Livro da USP funcionará das 9 às 21 horas de quarta a sexta-feira e das 9 às 19 horas no sábado. É possível consultar as listas de livros das editoras participantes pelo endereço eletrônico
O diretor-presidente da Edusp, Sergio Miceli, afirma que a edição de 2022 retoma a proposta original da Festa do Livro, de fortalecer o mercado livreiro pelo contato do público com editoras que têm pouca divulgação no mercado editorial normalmente, muitas das quais de pequeno porte.
“O evento presencial é a receita que faz a feira crescer a cada ano e que representa melhor o objetivo principal que temos como editora universitária, de difundir conhecimento didático, pesquisas acadêmicas, clássicos e publicações que têm pouco espaço nas editoras comerciais e na mídia”, diz Miceli.
Serão 30 editoras universitárias com estandes próprios neste ano, além de outras seis que estarão no estande da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU). Segundo os organizadores, o evento tem o nome de festa, e não de feira, justamente por se tratar de uma celebração para a qual leitores e editoras são convidados a participar.
Destaques da Edusp
A Edusp disponibilizará um amplo catálogo de publicações com descontos mínimos de 50% e apresentará ao público a oportunidade de conhecer os lançamentos do último ano. Entre os destaques está o livro “Palmares & Cucaú: O Aprendizado da Dominação”, de Silvia Hunold Lara. A obra venceu o Prêmio Literário Biblioteca Nacional anunciado em outubro, na categoria “Ensaio Social — Prêmio Sérgio Buarque de Holanda”, com um retrato histórico sobre o acordo de paz negociado em 1678 entre o governo de Pernambuco e o rei dos Palmares, o maior e mais duradouro assentamento de fugitivos da história da escravidão no Brasil – saiba mais no link.
Há muitos lançamentos que dialogam e contribuem com soluções para problemáticas em debate no Brasil atual. O livro “Sob os Tempos do Equinócio: Oito Mil Anos de História na Amazônia Central”, do professor e arqueólogo Eduardo Góes Neves. A obra apresenta sítios arqueológicos na maior floresta tropical do mundo, que revelam que as populações indígenas estimadas há oito milênios era de 10 milhões de pessoas na região, que não apenas viviam da paisagem natural como a moldaram de forma sustentável, um caminho que pode contribuir para políticas atuais de preservação e geração de riquezas – saiba mais no link.
Entre as obras didáticas está “Introdução à Filosofia da Educação: Uma Tradição Literária”, de Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio e Rogério de Almeida. O livro foi pensado para estudantes e professores dos cursos de pedagogia, ciências humanas e filosofia, com objetivo de apresentar o que os autores consideram mais importante como conhecimento básico necessário a investigações e leituras futuras – saiba mais no link.
Outra publicação de docentes universitários é “Química de Coordenação: Uma Abordagem Experimental”, de Ana Maria da Costa Ferreira e Henrique Eisi Toma. A principal característica do livro é justamente mostrar uma abrangência de ideias, conceitos e experimentos planejados sobre como partir de um elemento metálico como núcleo, para organizar ligantes e planejar novos compostos com funcionalidades desejadas – saiba mais no link.
SERVIÇO
24ª Festa do Livro da USP
Quando: 9 a 12 de novembro
Horário: 9 às 21h de quarta a sexta-feira e 9 às 19h no sábado
Local: Cidade Universitária
Endereço: avenida Professor Mello Moraes, Travessa C, capital
Informações: Link