Combo Björkeiro: cantora investe em realidade virtual e lança disco ao vivo; produtor Arca está de álbum novo e grátis
Notícias fresquinhas da mais fascinante dupla de esquisitões talentosos da música eletrônica. A dupla Björk e Arca chega neste segundo semestre de 2016 cheios de novidades – mas claro, sem datas para shows no Brasil 🙁 .
A cantora ícone da Islândia lança dia 15/07 Vulnicura Live (Luxury Boxset), com as melhores gravações das turnês de seu álbum hearbreaker lançado ano passado.
Esta edição de luxo traz um vinil duplo encartado com uma cópia em CD, outra em MP3, seis fotos da cantora, a arte do Vulnicura em papel brilhante e – o mais fascinante – um kit de peças em plástico leve da máscara de mariposa que a cantora tem utilizado em seus shows e DJ sets mundo afora (a foto que destaca dessa matéria é ela com uma versão fluorescente da máscara na Björk : Digital DJ Opening Night – 30th June, evento de sua expo em Sydney, Austrália).
A expo que está em cartaz em Sydney é mais um desdobramento multimídia e histórico da cantora. Junto dessa expo australiana, ainda mais densa que a apresentada no MoMa (Nova York), e de um comentado streaming em realidade virtual apresentado mês passado em Tóquio, ainda a ser pós-produzido e lançado, Björk vai finalizando mais um plano tecnológico ousado: lançar uma versão do Vulnicura em realidade virtual.
O site Engadget resenhou eventos em VR (virtual reality) dela, explicando como se trata da cantora “com uma esquisita máscara, rodeada de luzes projetoras e câmeras; as câmeras capturavam o que acontecia em frente ao público, enquanto os computadores adicionavam camadas de efeitos digitais”. Tá?!
AS ENTRAÑAS EXPOSTAS DE ARCA
Nesse furacão de acontecimentos artísticos, Björk nunca deixou os beats e subversões eletrônicas de lado, e para isso ela tem contado com a ajuda de seu parceiro venezuelano Arca. Junto de Haxan Cloak, ele foi um dos mentores das camas musicais de Vulnicura e acompanhou a cantora em sua turnê de 2015 estraçalhando layers musicais, como bem mostra o vídeo abaixo deles em Roma; ambos acompanhados de uma orquestra e de um telão ultra HD com os temas biophilícos dela.
E Arca está de volta em sua animada discografia solo, tendo soltado na web para streaming e download grátis o álbum Entrañas. A temática, de princípio, soa mais íntima que de seus últimos releases desde que ele teve destaque a partir de 2014 (Xen, Mutant, Sheep).
Se antes ele dilacerava ovelhas, seu alter-ego feminino ou ideias sônicas mutantes, agora Alejandro Ghersi dá a cara tapa, em bom castelhano, e firma-se como protagonista de si mesmo em suas estranhas e intensas experimentações eletrônicas.
Ouça o álbum inteiro abaixo e assista ao clipe de Sin Rumbo, onde ele parece ter sido bem judiado pelo diretor e artista Jesse Kanda, parceiro dele e também de Björk.