“Todo esforço para descrever João Gilberto em palavras é sempre pouco. Qualquer forma de agradecimento seria insuficiente em relação à fonte infinita de inspiração e sabedoria musical que ele deixou de presente para o Brasil. Sua genialidade não cabe numa descrição, é um efeito que fica no ar movido pelo som da sua voz e do seu violão – um patrimônio invisível”, afirma o Passarim30.
Um ano depois da sua sutil despedida ainda faz falta um adeus, mas o poder da sua música supera qualquer silêncio. O dom de mergulhar no íntimo de uma canção, a intenção declarada de representar a complexidade cultural brasileira, o grande compromisso com a pureza mais expressiva do som, todo seu legado amoroso e fundamental ficou registrado na palavra saudade.
“Submersos nessa ausência, nós do Passarim 30, que sempre estivemos às voltas com João, quisemos tocar sua música com as mãos. Sem poder esquecê-lo decidimos viver com ele para sempre em nossas vidas, e por isso regravamos uma das intocáveis pérolas de seu repertório, o “Astronauta”, para entregar como uma celebração de aniversário ao nosso ídolo”, diz o grupo.
Ele agora mora só no pensamento ou então no firmamento. João Gilberto mora no imenso universo estético que criou, no canto mais brasileiro, em tudo que no céu viaja.
Passarim30:
Igor Caracas – bateria, voz
João Leão – piano elétrico, voz
Kika – sintetizador, voz
Tika – guitarra, voz
Meno Del Picchia – baixo
Victor Rice – mixagem
Klaus Sena – masterização
Guilherme Destro – filmagem e edição
Taiana Selbach – arte gráfica
Guilherme Destro – foto still
Produzido por Victor Rice e Passarim30
Gravado no estúdio Traquitana por Maurício Caetano e Victor Rice
A&R: Mauricio Tagliari
Label Manager: Benoni Hubmaier
Gravadora: ybmusic