Clube Nation volta a funcionar no mesmo endereço dos anos 80

Claudia Assef
Por Claudia Assef

Renato Lopes era o responsável por iniciar o povo na música eletrônica

Quarta-feira que vem (11/8) vou entrar num túnel do tempo clubber. É a data da reabertura do Nation, clube que funcionou entre 1988 e 1992 e entrou para a história da noite de São Paulo (e para a minha pessoal também). Foi no Nation que a música eletrônica começou a ser tocada e dançada no Brasil com regularidade, pelas mãos do DJ Renato Lopes. Mauro Borges, que dividia a residência do clube com Lopes, tratava de dar um ar mais pop para as noites, tocando de Madonna a disco music, e fazendo as performances dele, sempre embaixo de um holofote – e invariavelmente sem camisa.

Enquanto Mauro Borges tocava pérolas do pop e mostrava o corpão sarado

Vai ser emocionante voltar à galeria América, na rua Augusta, e ver os dois DJs lá, tocando os hinos deles. Além dos DJs originais, também estará a hostess da época, Ida Feldman, e o chapeleiro, Marcelo Halfstein. Criado em 1988, pelos promoters Eloy W. e Paulo Santana, com a ajuda de Lopes e Mauro, o Nation foi o primeiro clube a introduzir vários elementos que até hoje estão presentes na cultura da noite: flyer, hostess, culto ao DJ, pajubá…

Nesta reinauguração, fui convidada para dar uma atacada de DJ, o que farei com o maior respeito, porque o Nation foi meu primeiro clube do coração – minha irmã me levava, pirralha, adorava ser a mascote da turma de rockabillies dela. Além de mim, tocam nesta quarta o meu brother Camilo Rocha, Mau Mau, Edu Corelli, Jhonny Luxo, Atum, Nenê Krawitz, Caca di Guilglielmo, Alex S. , Ulisses Cavassana, Ge Rodrigues e Marcelo Saturnino. Vai ser uma pequena maratona em pleno meião da semana.

O Nation volta a funcionar quinzenalmente, na Galeria América. Dá para enviar nomes para a lista pelo email 2010nation@gmail.com (para pagar R$ 10). Sem nome na lista o preço é R$ 20.

Te vejo lá 🙂

NATION DISCO CLUB

Quarta (11/08), a partir da meia-noite

Galeria América (Rua Augusta, 2.203, Jardins)

DJs: Renato Lopes, Mauro Borges, Camilo Rocha, Mau Mau, Clau Assef, Edu Corelli, Jhonny Luxo, Atum, Nenê Krawitz, Caca di Guilglielmo, Alex S. , Ulisses Cavassana, Ge Rodrigues, Marcelo Saturnino

Claudia Assef

https://www.musicnonstop.com.br

Autora do único livro escrito no Brasil sobre a história do DJ e da cena eletrônica nacional, a jornalista e DJ Claudia Assef tomou contato com a música de pista ainda criança, por influência dos pais, um casal festeiro que não perdia noitadas nas discotecas que fervilhavam na São Paulo dos anos 70.