music non stop

City pop: conheça o gênero musical japonês que inspirou The Weeknd

The Weeknd

Crédito: reprodução/Instagram The Weeknd

Por ser um gênero musical 100% nascido e consumido no Japão, quando falamos em city pop por aqui, é difícil encontrar pessoas que saibam do que se trata.

Popularizado na década de 1980, o estilo foi forjado por uma série de fatores: o rápido crescimento econômico do país após a Segunda Guerra Mundial, o fascínio pela cultura ocidental e, principalmente, pelo capitalismo. O city pop mistura gêneros que, na época, estavam no ápice lá na América do Norte, incluindo jazz, disco, soul e funk, formando assim sua própria versão do pop japonês.

O city pop representa a transição de um Japão majoritariamente agrário para um lugar mais urbano e descolado, que gosta de ostentação, roupas de marca e frequentar baladas noite adentro. Essa febre acabou não durando muito, já que na década de 1990 os gostos foram mudando e os jovens deixaram de levar o estilo de vida pregado nessas músicas. Porém, mais de duas décadas depois, o city pop viria ressurgir através de um bug do algoritmo do YouTube.

Em 2019, um vídeo com a música Plastic Love, da artista Mariya Takeuchi, era recomendado em praticamente qualquer lugar do YouTube. Essa faixa pertence ao álbum Variety, que na época foi um grande sucesso no Japão, conquistando a cobiçada primeira posição nos rankings do gênero. Por outro lado, a música passou longe de ser um hit e não fez muito sucesso, mas graças a esse bug, não só conseguiu esse feito muitos anos depois como também ajudou as pessoas a redescobrirem o city pop.

Não demorou muito para que grandes artistas modernos homenageassem o gênero dentro do seu próprio estilo. Começou com os DJs do vaporwave e future funk, dois gêneros nascidos da internet que, mesmo que indiretamente, se assemelham bastante ao estilo do city pop. Depois chegou a vez do k-pop, com grupos como Wonder Girls e TWICE aderindo à causa, além dos idols Yubin e Bronze, que também fizeram sua parte em carreira solo.

Aqui no ocidente, quem está espalhando a palavra é o cantor The Weeknd, que discretamente encaixou várias referências ao gênero na canção Out of Time, do seu novo álbum Dawn FM. Isso apenas reforça que o city pop voltou e está influenciando todo o cenário mundial do pop, só não sabemos por quanto tempo.

Preparação de artistas

Enquanto isso, aos músicos que planejam seguir no gênero, consultas com um profissional formado na faculdade de fonoaudiologia pode garantir melhores performances musicais, já que serão capazes de perderem sotaques regionais, deixarem de trocar sílabas e entenderem os momentos certos de respiração enquanto cantam.

Sair da versão mobile