Príncipe Charles The crown Netflix fatos históricos

Louco por séries e história? Cinco séries sobre fatos históricos para comemorar o dia do historiador

Por Yasmine Evaristo

Indicamos cinco séries sobre fatos históricos mundiais para conhecermos mais sobre história

Em 19 de agosto é comemorado o Dia do Historiador. A partir das investigações feitas por estes profissionais que estudam a humanidade, dos tempos mais remotos até a atualidade, algumas produtoras desenvolvem materiais audiovisuais baseados em fatos históricos.

Mas, é importante lembrar que produções audiovisuais acabam refletindo o momento em que são feitas, logo também servem como documentos históricos. Da mesma forma, tais produções exaltam e excluem aqueles que acham ser relevantes ou irrelevantes para a construção do enredo. As séries devem ser assistidas de maneira crítica,  sabendo que nem tudo o que é apresentado foi real.

 

 

Dessa maneira, selecionamos cinco séries que contam de maneira ficcional partes da história mundial.

The Crow

Charles Diana The crosnw Netflix

Divulgação/Netflix

A queridinha do Emmy é um bom exemplo de série na qual podemos conhecer um pouco dos bastidores da história e do poder. Assim, ao acompanhar a vida da rainha Elizabeth por meio dessa crônica audiovisual, somos inseridos no cotidiano da realeza britânica. A série conta com quatro temporadas disponíveis na Netflix, sendo que a quinta já está em produção e contará no elenco com Dominic West Elizabeth Debicki como Charles Diana.

Band of Brothers

band of brothers HBO max

Divulgação/HBO Max

Divulgação/HBO Max

Em dez episódios, a história do esquadrão elite de paraquedistas de elite dos Estados Unidos é contada. Sem dúvida essa é uma das séries de maior sucesso da HBO, aborda parte da segunda Guerra mundial e, além de falar sobre o período histórico, também mostra o lado humano dos combatentes. Band Of Brothers tem uma ‘sequencia’ chamada The Pacific sobre o corpo de fuzileiros navais dos Estados Unidos na batalha de Guadacanal, tamebm ambientando durante a Segunda Guerra.

JK

Sarah Kubitschek ( Marília Pêra ) e Juscelino Kubitschek ( Jósé Wilker )

Divulgação/Globo

A minissérie brasileira de Maria Adelaide Amaral e Alcides Nogueira é uma das melhores produzidas sobre um dos fatos históricos brasileiro. Ao longo de décadas a série acompanha a trajetória de Juscelino Kubitscheck (José Wilker) de sua infância até suas conquistas políticas. Assim, seu foco maior é na polêmica construção da capital do país, Brasília.  A série possui tom noveleiro com seus núcleos dramáticos, mas ainda serve como um bom meio para conhecer parte da história do país.

The Get Down

the get down Netflix

Divulgação/Netflix

A história da música é seus protagonistas também são fatos históricos. Dessa maneira a produção da Netflix, The Get Down narra o desenvolvimento da cultura hip-hop, na cidade de Nova York, nos anos 1970. A série é uma visão ficcional da cultura de rua e das periferias, mas também é entrecortada por imagens que registraram a época.

Guerras do Brasil.doc 

Guerras no Brasil.doc Netflix Ailton Krenak

Divulgação/Netflix

Na série documental de Luis Bolognesi as guerras que aconteceram em território brasileiro são reconstruídas a partir dos relatos de historiadores e demais conhecedores dos fatos.  Eventos como a Guerra do Paraguai e A Guerra dos Palmares são alguns dos fatos abordados entre os cinco episódios que compõem essa série disponível na Netflix.

Yasmine Evaristo

Artista visual, desenhista, graduanda em Letras - Tecnologias da Edição. Membro Abraccine. Pesquisadora de cinema, principalmente do gênero fantástico, bem como representação e representatividade de pessoas negras no cinema. Devota da santíssima trindade Tarkovski-Kubrick-Lynch.

× Curta Music Non Stop no Facebook