Talvez uma das últimas superdivas da música ainda na ativa, artista grandiosa que influenciou uma legião de cantores mundo afora e ainda continua cantando (muito bem), gravou do r’n’b ao pop, do gospel ao rock, da disco até a música clássica, tem mais de 40 anos na estrada; essa é a sra. Yvette Stevens (1953), que nós, fãs mortais, conhecemos por Chaka Khan.
Cantora, compositora, produtora, artista visual, autora, atriz, empresária, ativista , mãe e, não vamos esquecer, artista merecedora de 22 nomeações ao Grammy Awards (das quais levou 10 prêmios).
Ela tanto está na ativa, que está de single novo na praça. I Love Myself foi produzida por Bslade e tem aquele pegada gospel-r’n’b bem moderna, além de trazer Chaka arrasando no vozeirão. A música está longe de ser um hit dos tempos áureos, mas chama a atenção pela produção moderna (sobretudo para cantoras old school, que parecem presas eternamente ao seu passado sonoro) e com um cheirinho de Erykah Badu no ar. A gente aprovou.
I Love Myself, Chaka Khan (2016)
Chaka estourou na cena musical na década de 1970 aos 18 anos. Ela era vocalista da banda Rufus (que logo em seguida já se tornaria Rufus & Chaka Khan).
Em 1978, partiu em carreira solo e ao longo desses anos todos lançou 22 álbuns e acumulou dez músicas no número 1 da parada Billboard.
Em fevereiro de 2013, a empresária Chaka Khan lançou sua própria marca de chocolates, a Chakalates (não poderia ter outro nome, né, gente?) e uma linha de velas perfumadas, chamada Khana Sutra – a diva arrasou demais no marketing, temos que concordar.
Mas vai que você caiu aqui de paraquedas e não manja nada do som da gata. Calma… Aqui vai um top 10 hits antológicos da diva pra você virar praticamente um especialista em Chaka Khan.
1) Ain’t Nobody (1983)
Da época com Rufus e o 2° Grammy da Chaka, sem dúvida deve ser o hit que ela vai ter que morrer cantando.
2) I’m Every Woman (1978)
Todos juram que é original da Whitney Houston, mas não, senhores… Chaka veio primeiro e juramos que não sabemos qual das duas canta melhor esse clássico disco.
3) I Feel For You (1984)
Com pegada discofunk anos 80, deve ser depois de Ain’t Nobody o segundo maior hit em popularidade da Chaka.
4) Got to Be There (1982)
Cover dos Jackson 5, foi até trilha de novela internacional da Globo e tocou no rádio até não poder mais e em todas as festinhas na hora da música lenta.
5) Through the Fire (1984)
Outra balada deliciosa, daquelas que só se faziam antigamente #véia.
6) Sweet Thing (1975)
Pra gente seguir no clima romance de soul FM.
7) Once You Get Started (1974)
É do início da era disco, já notamos uma subida no BPM do ainda ritmo soul.
8) Dance With Me (1976)
Afaste os móveis da sala e copie essa coreô, copie os modelitos, porque é tudo muito incrível!
9) Do You Love What You Feel? (1979)
É uma das nossas favoritas, pegada 80 total.
10) Tell Me Something Good (1974)
Do início, com Rufus, lá por 1973.