Detesta quando fulano filma shows no celular e tampa sua visão, desconcentrando a contemplação do que acontece de fato no palco? Seus problemas podem estar acabados!
A Apple acaba de conseguir a patente de uma tecnologia descrita como “Systems and methods for receiving infrared data with a camera designed to detect images based on visible light“, ou seja, sistemas e métodos para recepção de dados com uma câmera designada a detectar imagens baseadas em luz visível.
Essa nova tecnologia permite que gadgets instalados no local de um show – um clube ou um palco, por exemplo -, enviem sinais infravermelhos e façam com que seu celular fique com a opção GRAVAÇÃO DESATIVADA. É um pouco como aparelhos que desabilitam sinais de celular em prisões, só que no caso é para desabilitar as funções da câmera em lugares específicos.
É de se imaginar a discussão em tornos de captação e direitos autorais, além de privacidade e manipulação de aparelhos particulares em espaços públicos. Gigantes da tecnologia como a Apple patenteiam diversos serviços e funções, muitas que nunca chegam ao mercado, mas essa parece ser um alívio para quem se incomoda com multidões que empunham celular e atrapalham exibições culturais e de outro tipo, como reuniões políticas confidenciais e afins.
Ao contrário de muitos artistas que são expressivos em reclamar do uso excessivo de telefones e câmeras portáteis em shows (Jack White e Janet Jackson são bons exemplos recentes), o Radiohead tem encorajado o uso de gadgets nas apresentações da turnê do álbum A Moon Shapped Pool, que está em cartaz na Europa.
A banda disponibilizou senhas de WiFi para o público do show no festival islandês Secret Solstice agora em junho, e de fato PEDIU ao público para gravar pequenos Periscopes do show para que eles sejam gravados e compartilhados com fãs ao redor do mundo.
E você? Gosta de gravar seu show predileto ou DETESTA a rapaziada com o celular pra cima tampando a visão do palco?