Cat Power lança um melancólico álbum de covers. Confira

Sergio Borin
Por Sergio Borin

Cat Power (re)monta uma atmosfera particular e coloca tons de melancolias em seu álbum de covers.  

Dona da voz mais agridoce do cenário indie mundial, Chan Marshall, mais conhecida como Cat Power, reúne novos e antigos hinos da música e regrava canções com seus trejeitos e manias tão singulares. O álbum intitulado Covers foi lançado no último dia 14, dando início 2022 em alta classe. 

O disco foi inteiramente produzido por ela própria, Covers é sobre as músicas que estiveram presentes na infância e que também marcam o presente da cantora. 

A voz rouca e calma que caminha entre arranjos de guitarras que se arrastam na melodia, Cat Power passeia pelas ruas de Frank Ocean, Dead Man’s Bones, The Pogues, Bob Seger, Iggy Pop, Jackson Browne, Kitty Wells, Nick Cave, The Replacements e Billie Holiday. Tudo isso como se tivesse lendo A Redoma de Vidro da intensa Sylvia Plath.   

Não é a primeira vez que ela regrava, em 2000 aconteceu o mesmo evento com o álbum The Covers Record

Apesar de flertar tanto com elementos presentes no rock, Cat Power consegue transferir as simbologias internas, intensas e sinceras numa linguagem (quase) pop e de fácil entendimento. O que abriu caminho para artistas como Lana Del Rey, Billie Eilish, Lorde e outros da mesma vibe

Marshall anunciou os aguardados Covers no início de outubro, apresentando “Bad Religion” e “A Pair Of Brown Eyes”, dos Pogues.

Ela também revelou o primeiro videoclipe do álbum, “Pa Pa Power”, cover de Dead Man’s Bones e um vídeo dirigido por Greg Hunt para seu cover de Billie Holiday, “I’ll Be Seeing You”. Confira

O álbum também inclui uma nova versão de sua própria música “Hate”, parte de The Greatest(2006), renomeada para “Unhate” para o álbum.

Os covers sempre ocuparam um lugar crucial no cânone de Marshall, e Covers completa uma espécie de trilogia, seguindo as coleções anteriores Jukebox (2008) e The Covers Record(2000). Embora ela frequentemente surpreenda com as músicas que escolhe para fazer um cover, é o compromisso total de Marshall com a performance – imbuindo as músicas com uma singularidade que rivaliza com seu trabalho original – que torna os covers de Cat Power tão especiais. Como disse a Pitchfork, Marshall pode “reorganizar uma música simplesmente olhando para ela”.

O álbum já está disponível nas principais plataformas de música. Veja a tracklist e sinta o gostinho do que ela pode fazer.

1. Bad Religion – Frank Ocean

2. Unhate – Cat Power – Chan Marshall

3. Pa Pa Power – Dead Man’s Bones

4. A Pair Of Brown Eyes – The Pogues

5. Against the Wind – Bob Seger

6. Endless Sea – Iggy Pop

7. These Days – Jackson Browne

8. It Wasn’t God Who Made Honky Tonk Angels – Kitty Wells

9. I Had A Dream Joe – Nick Cave

10. Here Comes A Regular – The Replacements

11. I’ll Be Seeing You – Billie Holiday