Super Mario

Cartucho do jogo Super Mario, hit dos anos 80, é vendido por quase 4 milhões de reais em leilão

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Cartucho original da primeira edição do jogo foi adquirida em leilão por colecionador e se tornou o recordista de preço no mundo dos videogames.

Atenção, atenção.  Hora de vasculhar o maleiro de casa, os baús no sótão ou as caixas empoeiradas no porão. Pode ser que você tenha milhões de reais esquecidos em casa, o que não seria nada mal transformar em dinheiro vivo nestes tempos difíceis. Basta que você tenha sido um aficionado por videogames nos anos 80 ou pelo menos um fã de Super Mario, jogo da Nintendo lançado em 1985.

Um cartucho de Super Mário com a embalagem original lacrada foi vendido a quase 4 milhões de reais (660 mil dólares) em um leilão em Nova Iorque na última semana. O preço de venda fez da transação a recordista no mundo dos videogames, batendo até mesmo um raro console original da Nintendo, comprado por 360 mil doletas.

Super Mario

Olha aí o tesouro! Foto da peça vendida por módicos 3.6 milhões de reais – foto: Heritage Auctions

Segundo especialistas da casa de leilões Heritage Auctions, o valor se deve a algumas especificações únicas da peça. Estava lacrada de fábrica e a embalagem usada teve uma edição limitadíssima. Foi produzida apenas durante poucos meses de 1986 (logo depois a Nintendo mudou seu sistema de embalar cartuchos). A embalagem também contem uma etiqueta de resenha conferida pela associação profissional WataGames, com pontuação de 9.6!

Uma gota no oceano

“A partir do momento que o número de cópias produzidas para esta especificação de produtos foi tão pequena, encontrar uma cópia em condições como aquela é como procurar uma gota de água específica em um oceano. Nunca digo nunca, mas há uma grande chance de que isso nunca acontece”, explicou a diretora para videogames da Heritage Auctions.

Um tesouro perdido…

Entretanto, a pergunta que todos fizeram foi: de onde foi desenterrado este tesouro?

Do fundo de uma gaveta de escritório, onde ficou esquecida por 35 anos.  O jogo foi comprado no natal de 1986 e deixado de lado até o ano passado.  Os motivos que fizeram um marmanjo “esquecer” um cartucho de Super Mário comprado no final de ano ao critério do leitor.  Será que era um comprador compulsivo? Preferia livros a videogames? Difícil fugir do campo da adivinhação, já que as casas de leilão mantem em sigilo o nome dos vendedores e compradores. Sabe-se apenas que é de Dallas e, em entrevista dada à CNN sob a condição de não ser identificado, respondeu simplesmente que “isso ficou no fundo da minha gaveta de escritório desde o dia em que eu o comprei. Jamais imaginei que tivesse algum valor”.

Enfim, para se ter uma comparação de valores a que estes jogos, uma cópia do jogo Mega Man (1987) em condições similares foi vendida por mais de 600 mil reais. Outra do jogo Mike Tyson Punch Out, do mesmo ano, rendeu mais de 500 mil reais.

Leitura concluída, hora de correr para a casa da mamãe (se ela já estiver vacinada) para mergulhar nas caixas lacradas e quem, sabe desenterrar algum tesouro perdido como este.

 

 

 

× Curta Music Non Stop no Facebook