music non stop

Estrutura de prédio histórico em Porto Alegre vira pista de skate gigante

CAFF vira pista de skate em Porto Alegre

O CAFF em Porto Alegre. Foto: Reprodução

Inaugurado em 1987, o prédio do CAFF foi transformado em megarrampa, em iniciativa ousada da Red Bull

Quando os arquitetos Charles René Hugaud, Ivanio Fontoura, Leopoldo Costanzo e Luis Carlos Macchi concluíram o projeto do Centro Administrativo Fernando Ferraz (CAFF), um prédio de 21 andares cuja lateral esquerda se espicha feito um véu de noiva por centenas de metros em curvilínea, não sabiam que estavam entregando à cidade de Porto Alegre um de seus maiores devaneios coletivos. Tão logo a molecada viu a obra pronta, em 1987, já pensou: parece uma megarrampa de skate. Todo mundo imaginou a mesma coisa, e a ideia de alguém descer por aquela curva gigante de cimento branco entrou para o imaginário coletivo dos porto-alegrenses.

Entre a galera do skate, a pira era tanta que um vídeo falso foi divulgado há 14 anos atrás mostrando um skatista descendo clandestinamente pela parede do prédio. Fisicamente, a descida era impossível sem que a pessoa fosse parar no Lago Guaíba, mas serve para mostrar a quem não vive na capital gaúcha o quanto aquela ideia passeava na mente das pessoas.

No último final de semana, Sandro Dias — o Mineirinho, um dos maiores nomes do skate mundial — e a Red Bull realizaram aquele que era definido como “o sonho de todo porto-alegrense”: transformaram a lateral do prédio em uma pista de skate de verdade. Pelo projeto Red Bull Building Drop, que justamente converte estruturas de prédios pelo mundo em pistas radicais, o evento levou semanas de preparação, incluindo uma adaptação do ângulo para evitar a morte certa do corajoso skatista escalado para descer uma parede de 85 metros em cima duma tábua e quatro rodinhas de 60 milímetros.

Neste domingo, 07, Mineirinho desceu a rampa como teste para o grande evento, que está misteriosamente programado para acontecer entre os dias 08 e 10 de setembro. Ou seja, até esta quarta-feira, o “voo” deve ser realizado oficialmente.

A altura total da maluca descida não bateu o recorde mundial do também brasileiro Bob Burnquist, que desceu 110 metros em San Diego, Califórnia, em 2006. Mas Porto Alegre tem sim grandes méritos como cidade visionária, ainda que meio sem querer.

Afinal, as megarrampas surgiram em 1997, criadas pelo skatista Danny Way na Califórnia. Foi um sucesso, e logo surgiram os campeonatos dedicados a essa nova modalidade, como os X-Games, a partir de 2003. Com uma década de antecedência, os arquitetos brasileiros ofereceram um design muito parecido através do prédio da CAFF. Mas ninguém ainda havia criado coragem, antes do Mineirinho, de descê-la.

Sair da versão mobile