Sónar Barcelona Foto: Ariel Martini/Divulgação

Sónar Barcelona anuncia três atrações brasileiras para 2025

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Enquanto Mochakk retorna ao festival espanhol depois de dois anos, Vintage Culture e o grupo Teto Preto fazem suas respectivas estreias

Existe festival e existe festival com pedigree. O espanhol Sónar faz parte do segundo time. Um evento cuja curadoria é tão precisa que dita tendências musicais a cada ano. Fundado em 1994 por Ricard Robles, Enric Palau e Sergi Caballero, o evento sediado em Barcelona e divido em programações para o dia e para a noite, além de um painel sobre criatividade e tecnologia, já botou no palco artistas como Björk, Thom Yorke, Jean-Michel Jarre, Duran Duran, Grace Jones, Beastie Boys, De La Soul, Kraftwerk, Gorillaz, New Order, Skrillex, Diplo, M.I.A., Arca, Rosalía, Chic, Ryuichi Sakamoto, Aphex Twin, Richie Hawtin e Laurent Garnier. Que tal?

Por este e outros méritos, é notícia o anúncio de que nada menos do que três artistas do universo eletrônico brasileiro estarão presentes na próxima edição do festival, a ser realizado entre os dias 12 e 14 de junho de 2025. Na programação, que por enquanto inclui gigantes como Honey Dijon, Jayda G, Peggy Gou e Plastikman, a surpresa para nós foi a aparição de Vintage Culture, Teto Preto e Mochakk na lista. Enquanto os dois primeiros fazem suas estreias no rolê espanhol, Mochakk toca pela segunda vez, repetindo a edição de 2023.

Com o carimbo do Sónar, o line-up parcial valida o valor do trabalho de dois artistas que vêm desfilando na programação de festivais europeus há alguns anos — Vintage Culture e Mochakk — aditivados pelo ótimo trabalho do grupo surgido nas entranhas do undergound paulistano e que lançou, recentemente, um baita disco de techno brasileiro, o Teto Preto.

O Brasil viveu, no passado, ondas de reconhecimento no mundo da música eletrônica. Primeiro, vieram a turma do drum’n’bass, quando Marky, Patife, Xerxes, Andy e Drummagick viraram os queridinhos dos gringos. Na sequência, puxado pelo Pontapé de Renato Cohen, foi a vez do techno, e passamos a ver nomes como PETDuo, Lukas, Murphy e Anderson Noise brilhando lá fora.

Novamente, um dos países que mais ama a pista de dança vem colocando DJs no circuito de grandes eventos mundiais. ANNA, estrela com enorme representação internacional, e Alok, um artista que tem se aventurado cada vez mais no concorrido mundo da música pop, agora têm novos amigos para encontrar nos camarins por aí.

Os ingressos para o Sónar Barcelona 2025 já estão disponíveis, a partir de 180 euros (cerca de 1.100 reais). Para comprar, acesse este link.

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.