É, eles não estão brincando! Entre elementos de jazz, guitarra quase esquizofrênica, vocal ora recitado ora cantado, Black Midi faz a explosão contida em Slow, novo single da banda.
Semanas depois da incrível John L – com o clipe tão genial quanto – “uma ilusão de ótica reduzida, fazendo você questionar o que está testemunhando a cada passo” (nas palavras da Pitchfork), o trio inglês Black Midi lança de surpresa uma música, um clipe, uma live e anuncia mais de 15 shows pela Europa que acontecerão na segunda metade deste ano. Isso mesmo, shows!
Liderada pelo baixista Cameron Picton, a canção Slow foi escrita antes do circuito de shows realizado em 2020, na pré-pandemia, no Reino Unido, e finalizada meses depois. A composição conta a história de um jovem idealista revolucionário que sonha com um mundo melhor, e acaba sendo atingido em um estádio nacional após um golpe de estado.
O diretor e animador, Gustaf Holtenäs disserta sobre o conceito por trás do clipe: “O vídeo de ‘Slow’ foi feito para se encaixar na dinâmica oscilante da música. Indo da calma ao caos indefinidamente. O vídeo conta a história de um personagem que cria mundos gerados por IA (abreviação da palavra “Inteligência Artificial”). Para enfatizar isso, eu deixo as IAs reais gerarem muitos dos antecedentes desses mundos. Então, eles são parcialmente gerados por IA, mas não demorou muito para que uma IA pudesse criar todo o negócio e criar intermináveis iterações de mundos de fantasia. Ela já pode criar uma bela pintura de paisagem aleatória em 1 segundo.”
Assista também a performance e entrevista já disponível no canal da KEXP (Live on KEXP at Home)
As músicas Slow, John L e Despair estarão presentes no disco Cavalcade, continuação do primeiro álbum Schlagenheim, lançado em 2019, extraindo de uma infinidade de gêneros e influências, alcançando cada vez mais a partir de uma base de realizações iniciais. Cavalcade tem os nomes das composições já liberadas:
- John L
- Marlene Dietrich
- Chondromalcia Patella
- Slow
- Diamond Stuff
- Dethroned
- Hogwash and Balderdash
- Ascending Forth
O álbum será lançado no dia 28 de maio através da gravadora independente Rough Trade Records que também disponibilizará nas plataformas de streaming mundialmente.
A grupo formado por Geordie Greep (guitarra, voz), Cameron Picton (baixo, voz) e Morgan Simpson (bateria) tinha show confirmado no SESC Belenzinho (São Paulo), em março do ano passado, mas por conta do coronavirus, foi necessário o cancelamento. Esperamos que num futuro próximo possamos ver esses londrinos tocando bem de pertinho.