Belgas do 2 Many DJs dão aula de música brasileira

Claudia Assef
Por Claudia Assef

Os belgas do 2 Many DJs são maníacos por escavações musicais

Imperdível o set audiovisual publicado na rádio Soulwax – webradio da dupla de DJs belgas 2 Many DJs, que também atende pelo aka roqueiro Soulwax. Intitutaldo Batuta Discos, o set foi gravado pelos irmãos encabeçado por David e Stephen Dewaele (responsáveis pela rádio e também criadores das duas duplas) usando só músicas brasileiras do arco-da-velha. O vídeo mostra ruas de São Paulo onde se veem todas as capas dos discos que foram usados na gravação.

Sobre as imagens eles inseriram as artes de capas de vinis como o obscuro A Matança do Porco, do grupo Som Imaginário. No site da rádio – só a introdução já vale a visita, assista – eles explicam a ideia do set: “mostramos nosso amor pelo Brasil e sua incrível música neste set. É um lugar que sempre nos inspirou musicalmente, e também onde dá pra se perder nas lojas de discos. Coisa que fizemos, em nossas várias visitas ao país, em que descobrimos jóias com a ajuda de nossos amigos brasileiros”.

O conceito visual é assinado pelos irmãos Dewaele em parceria com Kurt Augustyns e entre os agradecimentos estão listados Iggor Cavalera e Layma Leyton (também conhecidos como sr. e sra. Iggor Cavalera ou ainda Mixhell) e a produtora Casablanca Films, entre outros.

Imagem tirada do set audiovisual Batuta Discos

Musicalmente, a escavação foi bem fundo no porão da música brasileira. Tem desde óbvios, como Caetano, Gil, Gal Costa, Tom Zé, Jorge Ben, Baby Consuelo, Tim Maia, Mutantes e Azymuth, até representantes do underground, como Mercenárias e Mister Sam e Walter Franco, passando por sons raríssimos, como A Gota Suspensa, que daria origem mais tarde ao grupo de synthpop Metrô, e uma inusitada faixa da Gretchen. Sério, é uma aula até mesmo pra brasileiro que acha que conhece muito sobre o som de sua pátria.

E, como em todo trabalho dos 2 Many DJs/Soulwax, a coisa toda é extremamente bem mixada e coerente, além do apuro visual – as fotos são lindas! Dê-se o luxo dessa viagem de uma hora pelo Brasil tendo como guia esta dupla de belgas. Vale cada minuto.

Sirva-se de uma caipirinha e aperte o play

× Curta Music Non Stop no Facebook