Banda Black Rio relança álbum icônico em vinil com live. Conheça a história do grupo que misturou funk com gafieira e muito mais

Captain Wander
Por Captain Wander

Banda Black Rio, referência mundial em groove bom fará  live de lançamento em formato vinil do álbum O Som das Américas.

O  show que será transmitido no youtube dia 01 de novembro pelos canais da Blue Note São Paulo e Rio de Janeiro acontecerá na fábrica onde foram prensados os bolachões, a Vinil Brasil que, em parceira com o selo Hare Rare dão início a este projeto de materializar lançamentos exclusivos neste formato único em sonoridade, colecionismo e arquivamento de arte musical, visual e literária… e também (por que não dizer?)  mágico (lindo né? Sim sou mesmo um apaixonado por vinil!).

Este lançamento e evento também marcam o nascimento do Clube do Vinil Brasil para vendas prioritárias e descontos aos associados e a inauguração da loja virtual dos títulos do selo. Sem dúvida um presente para os fãs com um título de estreia acertado em cheio! Pois se trata de um álbum potente e de uma banda icônica que em 2019 foi lançado somente em CD e plataformas digitais. Então merecia mesmo um belo discão de vinil! O processo de fabricação seguiu à risca a receita de qualidade. Os arquivos digitais das músicas em alta fidelidade passaram pela masterização específica para o formato vinil e transformadas para o setup analógico da fábrica, para assim, só depois ser feito o corte final e a prensagem. E a tiragem ainda saiu em duas cores! 500 em vinil preto e 100 em vinil marrom! Inscritos no Clube do Vinil terão prioridade nas vendas iniciais.   

Formação original da BR

Referência em groove

 A Banda Black Rio, desde o seu surgimento na década de 70 junto ao movimento de mesmo nome, se tornou rapidamente após o lançamento de seu primeiro disco “Maria Fumaça” em 1977, uma das bandas black mais prestigiadas mundo afora devido a sua original, única, dançante-quebra-quadril e potentemente fenomenal  fusão do nosso Sambão de Gafieira ao Funk e Jazz. Sendo todos estes estilos genuinamente pretos, a genial mistura emplacou instantaneamente junto ao expressivo movimento Black que ganhava cada vez mais força no mundo todo e, assim como a maioria da música feita por pretos no planeta Terra, o resultado é sempre de um padrão de qualidade nivelado por cima, então também de forma instantânea conquistou os ouvidos, mentes e quadris de pessoas de qualquer outra cor visível no espectro do campo de visão do ser humano! No Brasil a Banda Black Rio também ficou conhecida rapidamente por ser a primeira a emplacar um tema instrumental com esta fantástica mistura musical em uma abertura de novela global. A telenovela Locomotivas estreou neste mesmo ano (indico garimpar os bolachões das trilhas sonoras nacional e internacional, que são fáceis de encontrar e com uma seleção joia!). Nesta mesma década quando já eram presença garantida com seus shows nos principais bailes black do Brasil lançaram os discos Gafieira Universal  e Saci Pererê, ambos em 1978 (e o último relançado em 1980) e digo: “Só Discão!” ,“Só Pedrada!” e “Groove certo” pra levar em qualquer baile! E isso tenho certeza que os DJs brasucas e provenientes do resto do globo concordam comigo. 

A banda com a formação original parou em janeiro de 1984 com a morte do fundador, o multi-instrumentista Oberdan Magalhães. Nos anos 2000 foi retomada e reformulada por Willian Magalhães, filho de Oberdan que muito bem honra o pai e os demais membros da BBR voltando a capitanear a banda e escalando primorosos novos integrantes que conseguiram manter perfeitamente as características musicais e rítmicas da formação antiga além da modernização com novas faixas, timbres e fusões com ainda mais estilos como rap, MPB, gospel-soul, etc. Que também pode ser notada facilmente pela qualidade dos convidados especiais neste lançamento como: Gilberto Gil, Caetano Veloso, Elsa Soares e Cesar Camargo Mariano, a inglesa Heidi Vogel vocalista da elogiada Cinematic Orchestra (Ninja Tune), Thales Roberto, Chico Cesar entre tantos outros. Willian também imprime de forma harmoniosa sua identidade com composições próprias em parceria com os demais integrantes e também na direção musical e produção fonográfica. 

Live de lançamento Banda Black Rio

Domingo 01.11 – 20h –

youtube.com/bluenoterio

youtube.com/bluenotesp

Uma Live dedicada ao grande Mestre Gerson King Combo, nosso Funk Brother Soul, abrindo o mês de novembro em grande estilo, ao som dessa fantástica usina de som. E pra somar, Nelson Triunfo chegando junto também, apresentando esse momento lindo da música Black brasileira.
E quem quiser/puder contribuir com os artistas e produtores que se juntaram para produzir esse momento histórico, rola fazer uma doação pelo Sympla!
Ingressos
bileto.sympla.com.br/event/66657
Evento online
https://www.youtube.com/watch?v=_RQT1LS8juU
Evento no Face
https://www.facebook.com/events/313882533224035

× Curta Music Non Stop no Facebook