“Ontem à noite eu estava ouvindo algumas músicas de funk brasileiro e adorei. Amei muito! Também gosto bastante do Seu Jorge”, revela a nova sensação do hip hop mundial Little Simz, que está no Brasil para se apresentar na sétima edição do Popload Festival. O evento acontece nesta sexta-feira, 15, no Memorial da América Latina, em São Paulo.
Entre uma garfada e outra em uma salada de frutas que degustava após o almoço, a rapper britânica de ascendência nigeriana e nome Simbiatu Abisola Abiola Ajikawo, ou “Simbi” para os íntimos, conversou com o Music Non Stop. No papo, ela mostrou que, mesmo sendo de poucas palavras assim como a maioria dos ingleses, está empolgada por estar no país: “Estou bastante lisonjeada de tocar no festival. Meu show será cedo [está marcado para começar às 11h55], com o sol forte na cara e muito calor, então adianto que haverá bastante energia envolvida”.
Seu terceiro álbum, Gray Area, lançado em 2019, foi elogiadíssimo pela imprensa, ganhando nota máxima nas publicações NME, Guardian, Independent, The Times e sendo indicado ao Mercury Prize, o maior prêmio musical do Reino Unido e Irlanda. Se não bastasse tudo isso, nomes como Elton John, Kendrick Lamar, Ms. Lauryn Hill, Dizzee Rascal e o radialista Zane Lowe viraram fãs da moça de 25 anos.
“‘Gray Area’ transformou a minha vida”, celebra Simz. “Ao fazê-lo, tentei não imitar ninguém e coloquei coisas minhas que eu nunca tinha feito antes, o que tornou o trabalho diferente. É um disco que mudou muita coisa em mim e ao meu redor”. Das letras, a mensagem continua sendo a autoaceitação. “Canto para que você seja você mesmo(a) e não mude por causa de outras pessoas ou situações. Você sabe, a sociedade é cheia de querer ditar como devemos ser, tipo ‘faça isso, faça aquilo, vista isso e não vista aquilo’. Você tem que se sentir confortável com a sua pele”, afirma.
Além de Simz, o Poplad Festival conta com mais atrações mulheres na linha de frente, como a ícone punk Patti Smith, a hitmaker pop Tove Lo, a brasileira Luedji Luna e as garotas do Cansei de Ser Sexy. Para a britânica, esse é “o momento” das artistas femininas na música e principalmente no hip hop: “Estamos vivendo em uma época inspiradora. Temos que celebrar esse monte de mulheres que está aí botando para quebrar. Está sendo incrível e muito libertador para essa geração”.
E não é só na música que Simz arrasa. Ela também dá show frente às câmeras e pode ser vista na nova temporada de Top Boy, série da Netflix produzida por Drake. “Me sinto confortável fazendo as duas coisas; cantar e atuar, pois fiz isso durante toda a minha vida”, conta a artista que iniciou como atriz aos 16 anos, em 2010, na série infantil Spirit Warriors, da BBC. “Às vezes fico mais envolvida com a música, e às vezes mais com a carreira de atriz”, se define.
Além de Little Simz, Patti Smith and Her Band, Tove Lo, Cansei de Ser Sexy e Luedji Luna, o Popload Festival terá também shows de The Raconteurs, Hot Chip, Boy Pablo, Khruangbin e Ilê Aiyê.
Os ingressos podem ser adquiridos neste link. Mas, corre que está acabando.