A arte sustenta a cultura de inovação. Mas como tem sido a inserção da economia criativa perante as mutações aceleradas das tendências do mercado e as novas tecnologias? Dentre as possibilidades para viabilizar o mercado cultural diante da crise, o aceleramento da transação digital, como os NFTs, bitcoin, entre outras modalidades de negócios, e as novas alternativas de exposição e produção artística, o ARTx traz líderes de destaque no mercado mundial das artes. Uma troca de informações voltada para profissionais do marketing, da comunicação, designers, produtores, artistas, gravadoras e financiadores do mercado cultural.
O ARTx 2022 acontece do dia 23 ao dia 26 de agosto e conta com uma programação para interesses variados como networking, controle de dados, acesso a informações especializadas e suporte para interpretar o mercado e criar perspectivas para o futuro, orientando possibilidades de escolhas mais assertivas. Serão quatro trilhas de conhecimento, 20 horas de programação, mais de 30 convidados, palestras e talks com instituições e negócios digitais, além de dois shows, com panoramas de experiências, cases, estratégias e novas tecnologias que compactam com o meio nacional e internacional, com informações valiosas de como lidar com os desafios da constante transformação digital.
No dia 25 de agosto, o destaque do ARTx será o mundo da música, o setor que, no Brasil, dobrou o faturamento nos últimos três anos. Com aumento de assinantes pagos nos serviços de streaming, a indústria fonográfica do país cresceu 32% em 2021, gerando R$ 2,1 bilhões, segundo dados da Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI). Mesmo diante de todo esse avanço, como artistas, produtores e todo o bastidor do setor, tem lidado com as novas demandas e retornos dessas transformações? O evento apresenta três temas que abrangem novas possibilidades de negócios no meio digital, o protagonismo dos músicos na negociação do direito sob seu trabalho e novas tecnologias para o Music Business.
Às 15h30, o ARTx apresenta o tema Como a transformação digital tem aberto novas oportunidades para artistas, empresários e profissionais do music business, abordando as novas qualificações e habilidades exigidas na indústria musical durante essa rápida transformação nas novas demandas, profissões e fontes de receita. O talk seguinte acontece às 17h e tem como tema O papel do artista perante a tomada de decisão sobre o seu negócio, um bate-papo sobre a conduta do artista perante a gestão da sua carreira, dos direitos autorais e definição de parcerias na nova era do streaming. Para encerrar, às 18h30: Novas tecnologias para o Music Business: como o Big Data, a inteligência artificial, o blockchain e os NFTs estão transformando o mercado da música? O assunto abrange recomendações sobre as novas tecnologias em função de aproximar toda a cadeia produtiva do mercado musical.
nft
Entre os principais convidados que estarão representando o painel, estão representantes do Los Angeles Master Chorale, uma das empresas residentes do The Music Center e da Walt Disney Concert Hall em Los Angeles, The Lincoln Center, que funciona como sede de 12 companhias artísticas, Ryan McCulloch, Technical Community Manager da Berklee College of Music, que prepara estudantes de música para a carreira, Anita Carvalho, diretora do Music Rio Academy, escola do mercado de entretenimento do Vivo Rio, a principal casa de shows do Rio de Janeiro, ORB Music, líder no mercado musical na gestão de direito autoral e serviços de música no Brasil.
O ARTx também conta com paneis que acompanham as transformações nos setores de Arte (23/08), Cultura (24/08) e Entretenimento (26/08), e recebem convidados como o empresário Facundo Guerra, dono e CEO do Grupo Vegas, especializado em locais para entretenimento na capital paulista, Mariana Bortoluzzi e Marcelo Pimentel, “Art Creators” e fundadores do Instagrafite, The Lincoln Center, o maior centro de artes cênicas do mundo, The Broad Stage, proprietária de um dos maiores palcos de L.A, RD Station, líder no desenvolvimento de software (SaaS) voltado para o crescimento de médias e pequenas empresas, Yazo, que atua com soluções para eventos e comunidades, DIVI.hub, startup de financiamento coletivo com foco na economia criativa, e Etno Museu, projeto do Setor e Etnologia e Etnografia do Museu Nacional, responsável pela reconstrução do acervo afetado pelo incêndio.
ARTx – A Transformação Digital das Artes 2022
De 23 a 26 de agosto
Online
Inscrições através do site www.artx.site