Bansky na Ucrânica Grafite de Bansky na Ucrânia – imagem: reprodução Instagram

Artista anônimo Bansky revela vídeo sobre as intervenções que fez em muros na Ucrânia

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Bansky divulgou um “making of” da sua viagem por cidades bombardeadas. O artista também confirmou a autoria de sete intervenções espalhadas pelo país

Recentemente, sete novas obras foram fotografadas em cidades da Ucrânia, em Kiev, Borodianka e Irpin. A suspeita eram que todas eram de autoria do artista de rua anônimo Bansky.

Na última quinta-feira (17), Bansky confirmou serem deles as intervenções no país, que segue sob ataque da Russia. O artista divulgou um vídeo gravado durante a viagem, que inclui uma entrevista com uma mãe e seu filho em uma área bastante afetada pelos bombardeios.

“Uma bomba caiu aqui, muitas pessoas morreram” – ela diz, depois de confortar seu filho – “Não fique triste, filho, nós já choramos demais. Não temos mais lágrimas”

Supõe-se que o artista esteve no país em novembro, já que são pintadas nos muros em segredo e a autoria só foi confirmada depois que ucranianos publicaram fotos das intervenções. O vídeo tem como trilha sonora uma velha canção folclórica ucraniana.

Inicialmente, o artista havia confirmado a autoria de somente um mural.  Dias mais tarde, publico fotos de três outras obras em seu Instagram, acabando por apresentar, finalmente, sua viagem pelo país assolado pela guerra e destruição através do vídeo que você assiste acima.

As obras têm reunido centenas de moradores da cidade, que se deslocaram até os muros para apreciar e registrar as intervenções do artista pop mais cultuado de sua geração.

 

 

Bansky foi nomeado professor honorário da University Of Creativy Arts. Não compareceu, no entanto, à cerimônia em sua homenagem, uma vez que mantém sua identidade em segredo.

Veja imagens, reproduzidas do Instagram, de cinco intervenções de Bansky na Ucrânia.

 

 

 

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.