Cineasta da Novelle Vague Francesa, morre aos 91 anos
Falar de cinema do século passado inclui grandes nomes como Hitchcock, Buñuel, Glauber e Godard. Infelizmente hoje a sétima arte perdeu mais um de seus artistas, um dos mais influentes e ressignificadores do cinema.
O franco-suíço Jean-Luc Godard protagonizou no fim dos anos 1950 a Novelle Vague Francesa, ao lado de outro expoentes do cinema da época: Agnes Varda, François Truffat e Alain Resnais, para citar alguns. O movimento artístico se propunha a contestar a maneira de se contar histórias no cinema. Nos anos 1950/60 esses jovens autores resolveram transgredir as normas vigentes de como os filmes eram feitos e passaram a realizar produções que abordavam a vida cotidiana da juventude sessentista francesa.
Godard estreiou no cinema em 1960, com Acossado, filme roteirizado por Truffaut. Na produção uma garota que se envolveu amorosamente com um criminoso, foge com seu amor com a polícia em seu encalço. Acossado poderia ser apenas um filme policial, mas é mais que isto, uma obra de arte, um experimento sobre a imagem.
Godard, o homem-imagem
Jump-cuts (cortes bruscos), roteiros entregues na hora da gravação, política, 3D e analógico. Godard caminhava no tempo e espaço em um ir e vir desvendando a linguagem da imagem. Amava o cinema, intelectualmente e passionalmente. Perseguiu em sua vida e obra meios de fazer o cinema avançar. Avançou tanto que de diretor popular nos anos sessenta, se tornou aquele que foi aclamado pela crítica e pesquisadores, ao mesmo tempo que incompreendido por outra parte de seu público. Abriu mão dos artifícios que produziam realidades inexistentes e esfregou em nossas caras e telas que nada daquilo é real.
Godard dirigiu, escreveu e roteirizou até mesmo o fim de sua vida.
Para quem tiver interesse em conhecer a obra de Jean-Luc Godard os seguintes filmes do cineasta estão disponíveis nos seguintes streamings (alguns filmes estao disponiveis apenas mediante pagamento complementar aos planos já contratados) :
Telecine Play/Globoplay
Uma Mulher É Uma Mulher (1961)
O Pequeno Soldado (1963)
Uma Mulher Casada (1964)
Tudo Vai Bem (1972)
Salve-se Quem Puder (1980)
Paixão (1982)
Eu Vos Saúdo, Maria (1985)
MUBI
Masculino-Feminino (1966)
Duas Ou Três Coisas Que Eu Sei Dela (1967)
Belas Artes À La Carte
Duas Ou Três Coisas Que Eu Sei Dela (1967)
Sympathy For The Devil (1968)
YouTube
Acossado (1960)
Now/Claro TV+/Net Movies
Carmen, de Godard (1983)
Prime Video
Imagem e Palavra (2018)
Oi Play
Uma Mulher É Uma Mulher (1961)
O Pequeno Soldado (1963)
Uma Mulher Casada (1964)
Tudo Vai Bem (1972)
iTunes
Adeus À Linguagem (2014)
Acossado (1960)
Imagem e Palavra (2018)
Google Play Moovies
Adeus À Linguagem (2014)