Alissa Sanders e tributo a Tom Jobim estão entre atrações do Solar Music Festival

Fabiano Alcântara
Por Fabiano Alcântara

Recuperando a tradição de se ouvir jazz nos bares em Salvador, o Solar Music Festival completa cinco anos com o melhor da música instrumental baiana, sempre às quintas e sextas, 20h30, no Solar Rio Vermelho e às quintas, 18h, no Solar Graça. O projeto musical consolidou o Restaurante Solar como um espaço aberto aos artistas da cena musical independente da Bahia a preços populares (couvert de R$15 reais por pessoa).

“Na edição de agosto, eu pensei em mesclar os ritmos de jazz mais brasileiro como será o Tributo a Tom Jobim realizado por Arthur de Aguiar e Marcelo Begano, e uma presença de um jazz clássico com Alissa Sanders que é norte-americana”, afirma a chef Andréa Nascimento, curadora do projeto que acontece até dezembro no Restaurante Solar.

Além de pilotar a cozinha das duas unidades Solar, a chef sempre circulou pelos meios artísticos, adquirindo repertório que levou a criação do festival. “Sempre gostei desse ambiente de um bar, com luz indireta, onde se pode sentar confortavelmente, comer, beber, estar com os amigos e curtir o jazz. Todo mundo tem a lembrança de um jantar com boa música”, completa.

No Solar Graça, Bruna Barreto e Filipe Lorenzo (1/08) abrem a programação de agosto com rock. A banda Bago de Jazz (8/8) vem com seu repertório de bossa jazz e clássicos que marcaram o estilo. A holandesa Aischa Schut apresenta repertório que vai do funk ao jazz e vem acompanhada pelo piano de Isaías Alves (15/08). Marcelo Brasil (22/8) vem com seu trio instrumental e a banda Jokermen (29/8) fecha a programação com blues folk rock. A sessões de jazz do Solar Graça acontecem sempre às quintas-feiras a partir das 18h30.

Já o Solar Rio Vermelho é palco do festival às quintas e sextas-feiras, a partir das 20h30. Em agosto, serão dez apresentações. Quem abre o festival na rua Fonte do Boi é o premiado músico Horácio Barros Reis acompanhado por Gel Barbosa (1/8) com música instrumental. Na sexta (2/8) é a vez do grupo Seu Vinil com repertório musical dos anos 60 e 70.

No dia 8 de agosto é a vez do Tributo à Tom Jobim com Arthur de Aguiar e Marcelo Bagano. Os Mavericks apresentarão seu repertório pop e rock na sexta (9/8). Uma das atrações mais esperadas dessa edição é a participação do maestro Fred Dantas como convidado do show de Estevam Dantas que acontece na quinta (15/8).

Na sexta (16/8) é a vez de Eric Assmar que convida Ícaro Britto para embalarem o Solar Rio Vermelho em ritmo blues. A banda Bago de Jazz, que abre o mês no Palacete das Artes, chega ao bairro mais boêmio da cidade na quinta (22/08) com sua bossa jazz. Na sexta (23/8) Candice Fiais & Soulshine Blues Band apresenta o repertório com os clássicos do blues. No último final de semana, dias 29 e 30 de agosto, Artur Carneiro e Banda traz o jazz da música brasileira na quinta, e o festival fecha agosto com a apresentação da norte-americana Alissa Sanders com um repertório de clássicos do jazz, na sexta. Ela traz a experiência de quem já participou de festivais de jazz no Brasil e exterior.

× Curta Music Non Stop no Facebook