Cena do jogo The Sims

Agora é oficial: a EA confirmou que The Sims 5 já está em desenvolvimento. Aqui, você confere tudo que sabemos até agora.

Por Marina Pais

Sim, sim, sim! Uma nova versão de The Sims já está em desenvolvimento. Aqui, você confere tudo que sabemos até agora.

Em uma entrevista fornecida à VentureBeat, Laura Miele, diretora de estúdios da Electronic Arts, confirmou que há uma nova versão de The Sims em desenvolvimento. Por enquanto, a comunidade de fãs está chamando o novo projeto de The Sims 5, mas ainda não há um nome oficial.

Na entrevista, o assunto começou com um questionamento sobre a possibilidade de dar aos jogadores a liberdade de criar e alterar os jogos. A diretora lembrou logo de The Sims Sim City, que têm por premissa a criação de experiências únicas para cada jogador. Isto é, no The Sims, nossas vizinhanças podem até ser iguais, mas nossas casas certamente não serão (é, a arte imita a vida).

The Sims

Pôster do jogo The Sims (reprodução: Maxis)

 

No entanto, tudo isso pode mudar. Miele ressaltou o interesse da EA em investir nas mecânicas colaborativas. Com isso, o propósito é permitir que jogadores construam e compartilhem uma mesma experiência. Ao mesmo tempo, também se pretende manter o poder de cada um de alterar os rumos do jogoMiele citou como exemplo a possibilidade de jogadores dividirem recursos e ferramentas. Dessa forma, eles poderão exercitar a criatividade enquanto contribuem para uma experiência em comum.

“A intenção é construir ferramentas que dêem aos jogadores o poder de, juntos, brincar com a vida”

Miele relembrou a experiência com The Sims Online, jogo lançado em 2002. A diretora reconheceu que, embora a EA estivesse muito à frente da indústria quando o jogo foi lançado, os quase 20 anos que se passaram foram importantes para entender o que agrada os jogadores. Ela definiu três objetivos para a nova geração dos Sims: ter as melhores ferramentas, a maior flexibilidade, e expandir a criatividade dos jogadores permitindo a criação de novos itens e objetos.

E, de fato, a EA parece ter aprendido uma ou outra lição. As prioridades listadas por Miele para a nova versão dos Sims refletem as críticas mais duras que The Sims Online recebeu.

Captura do jogo The Sims Online

The Sims Online (reprodução: SimsVip)

Na época, o jogo competia com Second Life, que também era um simulador de vida. O problema é que, ao contrário dos Sims, a segunda vida oferecia muito conteúdo customizável. E foi a opção de deixar os jogadores criarem os seus recursos que aumentou a longevidade de Second Life, que permanece disponível até hoje. Por outro lado, The Sims Online foi desativado em 2008 (se quer ver como foi o último dia do jogo, clique aqui).

Mas o passado é passado, e agora é hora de olhar para o futuro da franquia. Um futuro que, ao que tudo indica, não está mais tão tão distante.

“A equipe está trabalhando duro na próxima geração dessa experiência”

Ao longo da entrevista, Laura Miele citou outros jogos como referências de bom uso do multiplayerFortnite (da Epic Games) e Roblox (da Roblox) foram duas das referências. Segundo Miele, o objetivo é criar uma estrutura que permita que os próprios jogadores criem as suas experiências. E que, claro, compartilhem os resultados uns com os outros.

E, bom, é difícil ler essas definições e não lembrar de dois outros jogos. Minecraft (da Mojang) e Grand Theft Auto V (da Rockstar) são mais exemplos de jogos que conquistaram a longevidade dando liberdade aos jogadores. O caso de GTA V é especialmente curioso porque, hoje, os servidores mais ativos são os modificados, com foco no roleplay. Isto é, os que possibilitam que os jogadores interpretem papéis, e possam se tornar enfermeiros, motoristas, vendedores, ou mesmo policiais e criminosos.

Se bem aproveitada, a tendência lançada por GTA V pode se consolidar em The Sims 5. Ou, melhor dizendo, The Sims V. Na verdade, já existe um mod (abreviação para versão modificada) de The Sims 4 que possibilita o modo online. Mas, como todo mod, é uma versão não oficial. Por isso, nos resta aguardar para ver o que a EA e a Maxis farão com tudo isso.

De qualquer forma, uma coisa é certa: The Sims 5 vem aí. A expectativa é de que o lançamento só aconteça depois de 2023. Mas não tem problema, até lá, The Sims 4 continua ativo. E também Minecraft, GTA V, Fornite e Roblox, que podem ser boas formas de treinar para a versão multiplayer dos Sims.

 

Marina Pais

Escrevo para responder a uma pergunta, que ainda não sei qual é. O que sei é que escrevo; sobre filmes, livros, jogos. Aqui, principalmente sobre jogos. E, por falar nisso, Undertale é o meu jogo favorito (essa é uma pergunta fácil de responder).

× Curta Music Non Stop no Facebook