music non stop

Há 50 anos, John Lennon subia no palco pela última vez

John Lennon

John Lennon em sua última performance ao vivo, em 1974. Foto: Reprodução

Para celebrar seu primeiro número um da carreira solo, ex-Beatle juntou-se a Elton John no Madison Square Garden

“Como é Dia de Ação de Graças, vou fazer uma boa ação hoje, convidando uma pessoa para subir no palco”, disse Elton John, em 28 de novembro de 1974, no Madison Square Garden, em Nova Iorque. “Para minha alegria e para alegria de vocês, recebam o senhor John Lennon!” O ex-Beatle subiu ao palco animadão. Tocaram juntos Lucy In The Sky With Diamonds e I Saw You Standing There, dos Beatles, além de Whatever Gets You Thru The Night, a primeira canção da fase solo de Lennon que atingiu o número um das parada americanas — com a ajuda de Elton.

John Lennon estava compondo músicas para seu álbum Walls and Bridges, o sétimo de sua carreira. Apesar de ostentar o posto de um dos músicos mais famosos do mundo, ainda não havia conseguido emplacar uma música em primeiro lugar nas paradas de sucesso. Nada que atrapalhasse sua imaculada carreira, mas poxa, ele era um Beatle. John e Elton não eram muito chegados. Tentaram bater papo algumas vezes, mas, segundo ambos declararam em entrevistas posteriores, os encontros não haviam dado liga. Ainda assim, Lennon convidou o músico britânico para o estúdio em que gravava, quando soube que ele estava em Londres.

Mostrou ao colega Whatever Gets You Thru The Night, que estava incompleta. Pediu umas dicas para o piano e as harmonias. O pianista gostou do que ouviu e topou terminar a música. Mas havia uma condição: “se esta música atingir o primeiro lugar nas paradas, você sobe comigo ao palco”. Acordo feito.

Apesar de ser um dos Beatles que mais sentiram falta dos palcos quando a banda decidiu que não faria mais shows, em 1968, John Lennon não engatou uma maratona de turnês mundiais e grandes shows ao vivo em sua carreira solo. Eram apresentações raras. Tanto que a última vez que subiu ao palco se deu em 1974, seis anos antes de sua morte. Justamente para pagar a dívida que tinha com Elton John, um fã confesso da banda de Liverpool, como não poderia deixar de ser.

Elton fez surpresa aos fãs. Não havia avisado ninguém de que o ex-Beatle estaria com ele naquela noite histórica. Tanto que há pouquíssimos registros em áudio e apenas um conhecido em vídeo, que você assiste no player acima. A gritaria do público quase se sobrepõe ao som da banda. Beatles sendo Beatles, em popularidade e histeria.

Whatever Gets You Thru The Night é uma das melhores músicas da fase solo de John Lennon. A diferença técnica entre o piano de Elton John e o que John Lennon regularmente grava em outras canções é gritante. A canção ficou funky, hedonista e divertida e, apesar da aura festeira e disco, seguia com as espetadas ativistas do artista — missão que lhe tomou a maior parte do tempo na década de 70. “Você não precisa de um tanque de guerra para passar por cima de flores”, canta em um dos versos da música mais dançante que já vez.

Após o show com Elton, a única aparição musical de Lennon foi no ano seguinte, em um programa de TV britânico. Mudou-se para Nova Iorque, brigou com o então presidente Nixon e, na porta de seu apartamento, foi assassinado com um tiro por um lunático, poucos minutos antes de haver dado um autógrafo para seu algoz.

Você também vai gostar de ler Como ex-presidente dos EUA perseguiu John Lennon
Sair da versão mobile