Billie Eilish Billie Eilish com seu vestido icônico no Met Gala (Reprodução: Instagram)

A moda de Billie Eilish. Como as mudanças estéticas da cantora se refletem em sua carreira

Luisa Pereira
Por Luisa Pereira

Com um recorde de um milhão de curtidas em seis minutos, a foto de Billie Eilish que apresentou seu cabelo loiro ao mundo marcou o início de uma nova era na carreira da cantora estadunidense.

Com um recorde de um milhão de curtidas em seis minutos, a foto de Billie Eilish que apresentou seu cabelo loiro ao mundo marcou o início de uma nova era na carreira da cantora estadunidense. Com 19 anos, dois álbuns e múltiplos Grammys, Billie segue em uma nova era,explorando um novo estilo e identidade visual.

Após lançar seu primeiro single, “Ocean Eyes“, no SoundCloud, em 2016, a carreira da cantora alçou voo. Suas produções musicais ganharam grande popularidade, garantindo sua fama como jovem estrela pop, e, dentro dessa categoria de famosos, uma das coisas que chamou a atenção foi seu estilo.

Quebrando expectativas, a cantora desenvolveu um estilo desprovido de sensualidade exagerada. Muito se discute a respeito dessa escolha, sendo um dos tópicos a sua pouca idade, a intenção de evitar sexualização e até sua própria insegurança quanto ao corpo. A nova era, por sua vez, abraça esse aspecto de Billie.

 

A mudança

Com o famoso cabelo loiro e falando do seu segundo álbum, a cantora fez uma participação especial no programa “The Ellen DeGeneres Show”, onde explicou a inspiração por trás da mudança. 

“Eu queria ser loira há um tempo… Eu não sei o que aconteceu. Eu vi uma montagem de um fã de quando eu tinha o cabelo verde. Era como eu, com a cor de cabelo que eu tinha na época, e eles editaram para loiro, e eu pensei, ‘nossa, isso é demais! Eu quero!’”

E, com a mudança no cabelo, veio a mudança na estética. Em maio, a cantora fez um ensaio para a Vogue britânica, apresentando um estilo inspirado nas pin-ups do século XX e na estética boudoir. As cores pastéis, a sensualidade e o estilo mais clean agora dominam sua identidade visual. 

 

Identidade pop

Como esperado de artistas pop desde os feitos de David Bowie como camaleão do pop, a estética também veio com uma mudança no estilo musical. No novo álbum, “Happier Than Ever”, Billie explora ainda mais intensamente seu relacionamento com a música como forma de se expressar para além das expectativas postas sobre jovens artistas pop. 

Para ela, a música pode ser dançante e, ao mesmo tempo, falar sobre assuntos profundos. Muito da música no novo álbum fala da sua relação com o próprio corpo e seu direito sobre a própria imagem.

A artista já abordava esses assuntos em seu primeiro álbum, “When We All Fall Asleep, Where Do We Go?”, e na época seu estilo se construiu a partir de influencias do hip hop, sempre usando roupas oversized e genderless.

Billie sempre foi adepta da logomania, e seus looks são compostos por ela, com a ajuda de estilistas. A cantora até desenvolveu a habilidade de personalizar camisetas – tudo em busca da expressão pessoal. A arte tem significado cru em suas mãos, seja na música ou no visual.

Recentemente, Billie foi confirmada no line up do Glastonbury 2022, se tornando a mais jovem artista a ser headliner do festival. A notícia foi confirmada na segunda-feira, dia 4, através do Twitter de Emily Eavis, organizadora do evento. 

O feito entra para a lista de conquistas do fenômeno pop, que, em 2020, foi a mais jovem e única mulher a levar Álbum do Ano, Gravação do Ano, Melhor Artista Revelação e Música do Ano – os quatro principais prêmios do Grammy. Billie segue em sua nova fase fazendo história na música e inspirando gerações de novos artistas.