toca disco Technics SL 1200 M7L

“A máquina perfeita”, toca-disco preferido dos DJs, Technics, celebra 50 anos de vida com edição limitada e especial

Por Jota Wagner

“A máquina perfeita” celebra 50 anos de idade e para celebrar a Technics lança série limitada de seus cultuados toca-discos.

Os toca-discos Technics, “a máquina perfeita”, cultuada por dez entre dez DJs e audiófilos mundo afora, está comemorando 50 anos em 2022.

Lançado em outubro de 1972, os toca-discos (ou “pick ups”, como são chamadas entre os DJs), fizeram tremendo sucesso junto aos seletores e contribuíram, por exemplo, para a criação das mixagens e scratchs no hip-hop. Graças ao seu projeto reforçado (cada pick up tem o peso de 12 quilos) e um sistema de rotação inovador, o equipamento garantia estabilidade no giro dos discos e  um sistema de start / stop sem igual para a época, o que garantia mais acurácia na hora de mixar uma música. Seu motor também permitia que o disco pudesse ser manuseado para frente ou para trás sem problemas para a máquina.

A apaixonada alcunha de “máquina perfeita” veio graças à durabilidade do motor da Technics SL1200 MK2 (produzido a partir de 1979), que simplesmente não quebrava nunca. Ainda hoje, nas casas noturnas, é comum encontrar pick ups de 20 ou 30 anos de uso pesado que demandaram somente regulagens de tempo em tempo.

 

 

Num tremendo erro de visão estratégica, a Technics parou de fabricar o toca-disco em 2010. A choradeira da comunidade discotecária e de audiófilos deu resultado logo.  Em 2016, a Panasonic comprou os direitos e a marca, e voltou a produzir o equipamento, distribuindo-o mundialmente.

Para celebrar 50 anos de bons serviços prestados à música, a Panasonic lançará uma edição especial e limitada dos toca-discos SL1200. Batizada de SL200 Ml7, o modelo é baseado na versão mais recente, a MK7, e vem com número de série, braços dourados e uma pintura fosca especial, disponível em 7 cores diferentes.

O toca-discos já pode ser encomendado e o preço sai por volta de 5.500,00 reais, em lojas europeias.  Uma lista de lugares onde você encontrar a ML7 está disponível neste link.

 

 

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é editor chefe do Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.

× Curta Music Non Stop no Facebook