a lenda de candyman nia dacosta poster

A Lenda de Candyman: estreia nas cinemas remake do clássico do horror dos anos 90

Yasmine Evaristo
Por Yasmine Evaristo

Dirigido por Nia DaCosta e produzido por Jordan Peele, o filme promete ser diferente de seu antecessor

Candyman, Candyman, Candyman… qualquer criança dos anos 1990 cresceu tentando provar sua coragem ao falar na frente do espelho, cinco vezes, o nome do homem com um gancho na mão.

No filme lançado em 1992, O Mistério de Candyman, povoou o imaginário da época ao apresentar para o público um ‘fantasma’ que aparecia para vingar sua morte por meio de sacrifícios humanos. Baseada no conto do autor britânico Clive Barker, The Forbidden, a produção foi um sucesso.  O ator é o criador dos cenobitas de Hellraiser.

A primeira adaptação

Tony Todd Candyman 1992

Divulgação/IMDb

A produção noventista trouxe algumas alterações do texto original. Transferida para os Estados Unidos, no filme, a trama original se passa na Inglaterra. Outra alteração foi a etnia da criatura aterrorizante.  A entidade da história é descrita por Baker como um homem de pele amarelada, mas no longa ele foi interpretado por Tony Todd, um homem negro. Foram mantidos, entretanto o espaço gentrificado, o conjunto habitacional e a lenda em torno do homem dos doces.

Por outro lado, existem algumas críticas ao filme. Uma delas: a criatura sobrenatural deveria ser protagonista e é apagada pelo destaque dado à professora que investiga os crimes relacionados. Ademais o filme adiciona em sua história uma subtrama sobre o passado relacionado ao período escravocrata estadunidense com o fim de mostrar a origem de Candyman. Assim, o homem teria sido um escravo que se apaixonou por uma mulher branca e foi punido por isso.

O filme foi dirigido por Bernard Rose e está disponível no catálogo do Telecine. Seu sucesso gerou também duas continuações: Candyman 2 – A Vingança (1995) e Candyman: Dia dos Mortos (1999).

O que esperar de A Lenda de Candyman

A lenda de candyman Yahya Abdul-Mateen

Divulgação/Universal Picture

A Lenda de Candyman está sendo lançado 19 anos após a primeira versão para o cinema. Chamado por seus realizadores de sequência espiritual do original, seu enredo é diferente do anterior,  pois nele o pintor o pintor Anthony McCoy (Yahya Abdul-Mateen II) vive uma crise de criatividade após se mudar com sua noiva (Teyonah Parris) para um condomínio em Chicago.

Em um dado momento eles conhecem a história de Candyman, um homem acusado de tentar aliciar crianças. Assim, como consequência, foi linchado pela população local. Obcecado com a lenda, o homem passa a incorporar a história em seu trabalho artístico. Mas ao mesmo tempo que sua produção retoma o ritmo ele passa a ser possuído por aquela criatura.

O roteiro do filme foi feito em parceria por Jordan Peele (que também o produziu), Win RosenfeldNia DaCosta, também diretora. Discussões sobre gentrificação serão feitas a medida que a história se desenvolve. Do mesmo modo, os temas violência policial e racismo estarão presentes. Da mesma forma podemos esperar a mistura de arte visual com o cinema, já que as obras de Anthony se tornarão meio de invocar a entidade.

Yasmine Evaristo

Artista visual, desenhista, graduanda em Letras - Tecnologias da Edição. Membro Abraccine, votante do Globo de Ouro (Golden Globe Awards). Pesquisadora de cinema, principalmente do gênero fantástico, bem como representação e representatividade de pessoas negras no cinema. Devota da santíssima trindade Tarkovski-Kubrick-Lynch.