Nostalgia Dubdogz comandando edição da Nostalgia, em SP. Foto: Divulgação

A força da nostalgia: 3 rolês retrô da cena eletrônica que têm bombado

Vitória Zane
Por Vitória Zane

Mesmo com a música eletrônica brasileira vivendo sua melhor fase, cresce um movimento de festas que resgatam as memórias do início do século

Embora surjam artistas talentosos todos os dias, o público sempre guarda aquele espaço especial no peito para nomes que marcaram sua trajetória. E mesmo com o Brasil vivendo sua fase mais prolífica na música eletrônica, cresce um movimento de festas que resgatam as memórias do início do século. Estamos falando de rolês focados no poder da nostalgia de hits dos anos 90 e 2000, período em que a música eletrônica se popularizou por todos os continentes.

Com capacidade de reunir diferentes gerações, as festas regadas a músicas da Summer Eletrohits, por exemplo, ganham edições em pequenos clubs intimistas a grandes palcos com audiovisual de respeito. Tudo planejado para transportar o público para a época em que para ouvir música era necessário comprar CDs ou baixar faixas na internet para abastecer o MP3.

Nostalgia

Nostalgia

Dubdogz comandando edição da Nostalgia, em SP. Foto: Divulgação

Criada inicialmente como um set temático durante as lives da pandemia em 2020 e 2021, a Nostalgia da dupla Dubdogz foi ganhando corpo ao longo dos anos. Depois de set gravado numa pista de gelo, o projeto invadiu a pistinha secreta da festa autoral da dupla, a Dogz Parade, em Belo Horizonte, no ano passado. O sucesso foi tanto que resolveram criar uma festa totalmente dedicada aos sons nostálgicos. Com isso, nasceu sua nova label autoral, na qual a dupla só toca os hits da dance music dos anos 90 e 2000.

A primeira edição rolou em fevereiro em São Paulo, com ingressos esgotados em poucas horas, com apresentações de Adriano Pagani, DJ Puff, Carlo Dall’Anese e From House to Disco. A próxima ocorre nesta sexta-feira, 7 de março, no Clube Monte Líbano, no Rio de Janeiro, numa edição especial de Carnaval que ainda conta com um ícone da época: KASINO, além de DJ Saddam, Marquinhus SP e Andre Werneck.

KASINO
Você também vai gostar de ler KASINO conquista Disco de Ouro com seu maior hit

A programação da Nostalgia ainda conta com data em Curitiba, em 04 de abril, quando a dupla pretende fazer um extended set incluindo remixes de clássicos do pop que fizeram sucesso nas rádios; e também em Porto Alegre, em 12 de abril. Todas são realizadas em parceria com a Agência Today.

O Dubdogz promete uma verdadeira máquina do tempo musical com seu rolê. Além da setlist com hinos que remetem a coletâneas como Summer Eletrohits, a cenografia da festa é cheia de referências históricas que criam uma conexão emocional com o público, com itens que eram essenciais para os jovens da época.

“Foi muito natural, porque a gente cresceu ouvindo essas músicas. São sons que causam um sentimento muito especial, uma lembrança boa, feliz. Quando fizemos o set Nostalgia durante a pandemia, a gente se divertiu muito, e muita gente se sentiu conectada, curtiu, queria mais, então a gente fez disso tudo uma festa”, contam Lucas e Marcos.

“O sold-out e o sucesso, foi tudo uma grande doideira. Fomos tendo ideias e as coisas foram acontecendo, se encaixando, criando corpo, fazendo sentido. Quando nos demos conta, tinha Carreta Furacão dançando no show, Cabeção da Malhação fazendo a introdução, Evandro Santo do Pânico na TV entrevistando a galera, gente com CyberShots, Motorola V3… A gente se sentiu de verdade nos anos 2000”, completam.

Rewind

Laroc Club Rewind

Edição da Rewind no Laroc Club. Foto: Divulgação

Outro evento que revive a época de maior popularização da música eletrônica é a Rewind, label party autoral do Laroc Club, um dos maiores clubs de música eletrônica da América do Sul, localizado em Valinhos/SP.

Já tendo realizado três edições com ingressos esgotados, a festa reúne duas gerações: a dos saudosistas, que viveram os anos 2000, e os jovens que querem entender o que rolou no passado. Para isso, contou com shows de big names da cena, como Chris Willis, Edward Maya, Taleesa, Tom Keller, Milk & Sugar, Global Deejays, Lasgo, Plastik Funk, Tiko’s Groove, Tom Hopkins, Zé Pedro, Alex Gaudino, Yves Larock, Tocadisco e muito mais.

A quarta edição, e mais recente, rolou durante o Ame Laroc Festival na segunda-feira de Carnaval, 03 de março, com apresentações de DJ Ross, Erika e Magic Box, fazendo o público cantar a plenos pulmões.

Anzuclub

Nostalgia

Anzuclub. Foto: Divulgação

Iniciando os trabalhos em 1997 e encerrando as atividades em 2017, o Anzuclub, em Itu/SP, tem uma grande importância no desenvolvimento da cena eletrônica nacional. Foi um dos primeiros e mais importantes superclubs do país, trazendo para o interior de São Paulo nomes de destaque no cenário mundial.

Agora, em 26 de abril, o club reabre em data única para a festa One More Time, para reviver a história que marcou a vida de tantos clubbers. O headliner da data é a lenda do house David Morales, que será acompanhado por Viktor Mora e Carlo Dall’Anese no mainstage. Os ingressos estarão à venda a partir de segunda-feira, 10 de março, para cadastrados. A venda geral se inicia no dia seguinte.

Vitória Zane

Jornalista curiosa que ama escrever, conhecer histórias, descobrir festivais e ouvir música.