Elenco de A Crônica Francesa

A Crônica Francesa, o novo filme de Wes Anderson que foi aplaudido por nove minutos em Cannes

Por Yasmine Evaristo

Novo filme do diretor Wes Anderson é aplaudido por nove minutos ininterruptos no Festival de Cannes

Nessa temporada do festival que encerrou semana passada, vários títulos foram aplaudidos e são aguardados pelo público, sendo um deles A Crônica Francesa. A nova produção de Anderson conta a história de Arthur Howitzer Junior (Bill Murray) que transformou seus diários de viagens no The French Dispatch, um periódico semanal com notícias políticas de todo o mundo, bem como artes e outros temas. 

A Crônica Francesa de Wes Anderson

O filme será ambientado na redação do jornal em que um grupo de escritores expatriados compõem a equipe. O diretor intercala sequências filmadas em cores com sequências em preto e branco e também animações e vinhetas. Assim, várias tramas se entrelaçam em torno da dinâmica da produção editorial do jornal fictício. 

Divulgação/Searchlight

Composto por um elenco espetacular que esteve presente em peso, em Cannes, o filme apareceu  nas redes sociais a cada fotografia tirada de seus atores e atrizes. Enquanto todos aguardava a tradicional chega em limusines ou carros pretos, ao tapete vermelho, o diretor optou pelo destaque. Dessa maneira, acompanhado de alguns intérpretes e do compositor Alexander Desplat, sua entrada foi tão pomposa quanto a simetria e as cores de seus filme: em um suntuoso ônibus dourado, escoltado pela polícia francesa, em motocicletas. 

O ator Timothee Calamet chamou a atenção com seu terno prateado e distribuiu autógrafos para os fãs. Além disso, Tilda SwintonOwen WilsonAdrien Brody, Bill Murray, Benício Del Toro Stephen Park, foram os outros atores de A Crônica Francesa que estiveram presentes. A francesa Lea Seydoux só não compareceu ao evento por ter sido diagnosticada com COVID-19. 

Tilda Swinton, a rainha do festival 

Tilda Swinton, Timothee Chalamet e Wes Anderson/Twitter

Todo o time parecia se divertir ora fazendo selfies, ora filmando a multidão. A americana Tilda Swinton que contabiliza 35 anos de carreira esteve no elenco de cinco títulos exibidos em Cannes. Um deles, Memoria, do cineasta tailandês Apichatpong  “Joe” Weerasethakul, ela interpreta uma fazendeira que se muda para Bogotá e passa a ser atormentada por barulhos estranhos. Joe estreou no Festival em 2004, levando o prêmio Um Certo Olhar, pelo drama Mal dos Trópicos e, novamente foi premiado, em 2010, com a Palma de Ouro, por Tio Boonme, Que Pode Recordar Suas Vidas PassadasMemoria é seu primeiro filme em inglês em espanhol.

Os outros filmes com a participação de Tilda que foram exibidos são o drama The Souvenir  The Souvenir – part IIThe Storms of Jeremy Thomas, documentário; e a versão restaurada de Friendship’s Death, de 1987, um drama surrealista. 

Carta de amor ao jornalismo

O filme de Anderson recebeu a alcunha de ‘carta de amor ao jornalismo’. Wes incluiu nos créditos finais da obra uma lista de escritores e editores que o inspiraram como Lilian Ross (jornalista literária do The New Yorker) e  James Baldwin (romancista, dramaturgo e crítico social).

Curiosamente, segundo a revista Variety, o diretor não participou das coletivas de imprensa com seu elenco, hábito comum aos filmes que concorrem na categoria principal. Ainda sendo ovacionado por público e crítica especializada, o diretor agradeceu e, enquanto tentava sair do teatro disse que espera voltar, em breve, com outro título. 

Adiado inúmeras vezes devido à pandemia A Crônica Francesa está previsto para 22 de outubro, nos Estados Unidos. 

Yasmine Evaristo

Artista visual, desenhista, graduanda em Letras - Tecnologias da Edição. Membro Abraccine. Pesquisadora de cinema, principalmente do gênero fantástico, bem como representação e representatividade de pessoas negras no cinema. Devota da santíssima trindade Tarkovski-Kubrick-Lynch.

× Curta Music Non Stop no Facebook