Review: Exclusive Os Cabides marca golaço com segundo álbum
“Coisas Estranhas é cool, underground e divertido, remetendo a influências como Belle & Sebastian, Velvet Underground e Os Mutantes”
Conheci os meninos da Exclusive Os Cabides na Praia da Armação, em Florianópolis, por volta de 2022, durante um passeio noturno ciceroneado pela pianista Bibiana Graeff (Anvil FX), que me levou ao estúdio Ouié para me apresentar ao pessoal. Mal sabia que estava testemunhando os ensaios de um disco fenomenal, lançado hoje em todas as plataformas, o Coisas Estranhas, segundo da banda catarinense.
Que grata surpresa. Coisas Estranhas é cool, underground e divertido, remetendo o ouvinte a influências como The Clientele, Belle & Sebastian, Velvet Underground, Os Mutantes e Júpiter Maçã. As dez músicas do disco, lançado pelo de forma independente com grana angariada em uma campanha de financiamento coletivo armada em 2023, trazem elementos que ajudam a renovar o indie brasileiro. A estética lo-fi, os erros e, principalmente, as melodias deliciosas e inseguras. Vale muito a audição.
A produção é de Paulo Costa Franco, um aficionado por equipamentos vintage, disponíveis às toneladas em estúdio e que se refletem na sonoridade da banda.
“Esse foi o álbum para o qual dediquei mais tempo entre todos que já fiz. Vários elementos me agradam: os estilos variados, as letras em português, o som com saturação de válvulas e microfones de fita… Nunca escuto referências quando gravo ou mixo, porque me ajuda a prestar mais atenção no som e criar uma imagem sonora na cabeça. Funciona como a pintura de um quadro, uma textura que leva à próxima decisão de cor”, contou o produtor em depoimento à imprensa.
Sentado na beira da praia a poucos metros do estúdio no início da madrugada, fitando o mar frio e ansioso da Armação, me dei conta do poder dos encontros enquanto uma garotada cheia de vida aprontava as questões que mais tarde viria a conhecer. Coisas Estranhas como essa acontecem todo o tempo. O novo rebento musical é o segundo da banda. O disco de estreia, Roubaram Tudo, saiu em 2020, com promoção broxada pela pandemia.
No espaço que compreendeu os dois lançamentos, a banda conseguiu um improvável “viral” do TikTok com o single Lagartixa Tropical, incluída no novo álbum. Apesar de divertida, nem de longe a melhor faixa deste ótimo álbum. Aliás, escolher a peça mais legal de Coisas Estranhas é tarefa dificílima. Tremendo golaço da Exclusive Os Cabides.