Rock e quadrinhos Imagem: Reprodução

6 HQs que consolidaram o casamento entre rock e quadrinhos

Jota Wagner
Por Jota Wagner

De Kiss a My Chemical Romance, passando por David Bowie, Beatles, Ramones e Coldplay

A influência das histórias em quadrinhos no rock’n’roll é gigantesca, principalmente quando as primeiras foram classificadas em 1950, pelo psiquiatra Fredric Wertham, como responsável pela delinquência juvenil nos Estados Unidos, chegando a ter até mesmo algumas obras censuradas pelo governo. Foi como unir dois irmãos. Afinal, ambos promoviam uma revolução nos costumes dos jovens do país e se tornaram gigantescas forças da cultura pop.

As ficções de terror e científicas caíram como uma luva para inspirar letras de canções. É o caso de Flash, do Queen (Flash Gordon), Wings, de Paul McCartney (inspirada no vilão Magneto, de X-Men) e I Am The Law, do Anthrax (contando a história do distópico justiceiro Juiz Dredd). Algumas bandas criaram personagens gráficos que acompanharam suas carreiras, como o demoníaco Eddie, mascote do Iron Maiden, e outras, por sua vez, dedicaram boa parte de suas canções a histórias tiradas do universo HQ, como Black Sabbath, Misfits e os alemães da banda Blind Guardian.

A indústria dos quadrinhos, claro, retribuiu o carinho. O ápice desse namoro rolou há 48 anos, quando a gigante Marvel Comics, responsável por boa parte dos super-heróis que hoje acompanhamos no cinema em superproduções, lançou uma Graphic Novel (edição mais luxuosa, diferente dos gibis) do Kiss, usando o próprio sangue dos integrantes diluído na tinta.

Se você é fã de quadrinhos e música, conheça uma lista com as Graphic Novels mais legais homenageando rockstars reais e corra para um sebo para aumentar sua coleção. Mas atenção: existem muito mais obras disponíveis para se aprofundar nesse cruzamento artístico, desde biografias (David Bowie, Sex Pistols e vários outros), até ótimas obras históricas, como o francês O Pequeno Livro do Rock, de Hervé Bourhis.

Tem até brasileiro entrando na onda: Marcelo Bonfá, da Legião Urbana, anunciou que uma autobiografia sua, em formato de quadrinhos, será lançada no segundo semestre de 2025. Minha Banda Preferida de Todos Os Tempos já pode ser encomendada em esquema de pré-venda no site da Editora Brasa. Divirta-se e bom garimpo.

KISS: A Marvel Comics Super Special (1977)

Rock e quadrinhos

Imagem: Reprodução

Lançada em 1977 pela Marvel Comics, KISS: A Marvel Comics Super Special #1 é uma das HQs mais icônicas da cultura pop, fundindo o universo dos quadrinhos com o rock and roll. A história transforma os membros do Kiss — Gene Simmons (Demônio), Paul Stanley (Starchild), Ace Frehley (Space Ace) e Peter Criss (Catman) — em super-heróis cósmicos que recebem poderes de amuletos mágicos e enfrentam vilões como o Doutor Destino e Mefisto, com participações especiais do Homem-Aranha, Quarteto Fantástico e Vingadores.

Red Rocket 7 (1998)

Rock e quadrinhos

Imagem: Reprodução

Publicada originalmente em 1998, Red Rocket 7 é uma graphic novel de Mike Allred (MadmaniZombie) que mistura ficção científica, história do rock e biografia alienígena. A trama segue Red Rocket 7, o último de sete clones de um piloto extraterrestre que crashou na Terra nos anos 1950. Dotado de talento musical, Red viaja pelas décadas influenciando — e sendo influenciado por — ícones como Elvis Presley, The Beatles, David Bowie e Jimi Hendrix, enquanto foge de caçadores intergalácticos.

Mylo Xyloto (Coldplay, 2012)

Rock e quadrinhos

Imagem: Reprodução

Baseada no álbum conceitual homônimo do Coldplay (2011), a graphic novel Mylo Xyloto expande a história distópica do planeta Silencia, onde um regime totalitário liderado por Major Minus proíbe cores e sons para controlar a população. O protagonista, Mylo, um “Silenciador” (soldado do regime), descobre seu potencial como “Sparker” (rebelde que cria arte luminosa e sonora) ao se envolver com a resistência, especialmente com a líder Fly.

The Fifth Beatle: The Brian Epstein Story (2013)

Rock e quadrinhos

Imagem: Reprodução

Escrita por Vivek J. Tiwary e ilustrada por Andrew C. Robinson (com contribuições de Kyle Baker), The Fifth Beatle é uma graphic novel biográfica que reconta a vida de Brian Epstein, o visionário empresário que transformou os Beatles de uma banda obscura de Liverpool em um fenômeno global. A obra combina drama humano, ambição artística e uma crítica social sobre preconceitos da época, destacando a solidão de Epstein como um homem gay em uma Inglaterra onde a homossexualidade era criminalizada até 1967.

Gabba Gabba Hey!: The Graphic Story of the Ramones (2013)

Rock e quadrinhos

Imagem: Reprodução

Lançada em 2013, Gabba Gabba Hey! é uma graphic novel que narra a trajetória dos Ramones, desde sua formação no submundo punk de Queens até seu legado como ícones do rock. Escrita por Jim McCarthy e ilustrada por Brian Williamson, a obra captura a essência caótica da banda, misturando conflitos internos, shows épicos no CBGB e sua influência duradoura no punk mundial.

The True Lives of the Fabulous Killjoys (My Chemical Romance, 2013)

Rock e quadrinhos

Imagem: Reprodução

Criada por Gerard Way (vocalista do My Chemical Romance) e Shaun Simon, com arte vibrante de Becky CloonanThe True Lives of the Fabulous Killjoys expande o universo distópico do álbum Danger Days. A história se passa anos após a morte dos Killjoys originais — rebeldes punks que desafiaram a megacorporação Better Living Industries (BLI) — e acompanha The Girl, a única sobrevivente do grupo, agora adulta e envolvida em uma nova resistência contra o regime opressor de Battery City.

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.