O poderoso Chefão 50 anos

Dez obras-primas do cinema que fazem 50 anos em 2022, disponíveis para você assistir em streaming

Por Yasmine Evaristo

Faça uma viagem no tempo através de dez obras-primas do cinema que estrearam em 1972

Mais de um século após o nascimento do cinema, a sétima arte ainda atrai público diverso para a frente das telas. Há filmes que de tão bons, parecem obras atemporais. Assim sendo, listamos dez obras-primas do cinema que completam cinquenta anos e estão disponíveis em variados streamings.

O Poderoso Chefão

Onde: HBO Max

A adaptação da obra literária de Mario Puzzo, talvez seja um dos filmes mais conhecidos no mundo.  A trama sobre a família de mafiosos, Corleone, serve de fato como referência tanto para outros cineastas, quanto para escritores. Na história acompanhamos alguns anos da vida da família e suas articulações políticas com outros membros da máfia, em Nova York. Em virtude de seu aniversário de 50 anos, a produção foi relançada nos cinemas. Sem dúvidas, uma obra-prima do cinema.

Blacula 50 anos

IMDb

Blacula – O Vampiro Negro

Onde: Darkflix

Blacula é uma livre adaptação do clássico de Bram Stoker em que Drácula transforma o príncipe africano Manuwalde (William Marshal) em um vampiro e em seguida o aprisiona em um caixão. Em seguida, alguns séculos depois, Blacula acorda e parte em busca da reencarnação do seu grande amor. O filme faz parte do movimento Blaxploitation, que consistia em realizar produções com elencos e temáticas que atraíssem e dialogassem com as demandas dos afrodescendentes estadunidenses.

São Bernardo 50 anos

Letterboxd

São Bernardo

Onde: Globo Play

Semelhantemente aos indicados anteriormente, São Bernardo também é a adaptação de um livro, neste caso, do autor Graciliano Ramos. A produção trata da ascensão social e econômica do caixeiro viajante e agiota Honório (Othon Bastos), que se torna um grande fazendeiro na cidade que dá nome ao filme. Em síntese,  um drama psicológico sobre uma personagem complexa que está sendo submetida a mudanças que o afetam emocionalmente.

o assassinato de Trotsky

IMDb

O Assassinato de Trotsky

Onde: Belas Artes à La Carte

A co-produção França-Itália-Inglaterra, retrata o fato histórico descrito em seu título, o assassinato de Leon Trotsky,  em 1940. Na época de seu lançamento o filme foi tido como um dos piores filmes já feitos, mesmo tendo em seu elenco grandes nomes como  Richard Burton, Alain Delon Romy Schneider. Inegavelmente parte desse desagrado se deu pelo tom melodramático da obra e atores conhecidos demais para dar veracidade ao filme. Entretanto, a obra merece ser vista justamente para conhecermos a potência do elenco, dirigido por um grande diretor como Joseph Loosey.

os filhos de fierro

Belas Artes à La Carte

Os Filhos de Fierro

Onde: Belas Artes à La Carte

A partir do poema Martín Fierro de José Hernández, escrito em 1872, o argumento deste filme argentino foi criado. Assim sendo, a produção usa da obra literária para criar uma metáfora sobre o período que vai do golpe que derrotou Perón (1955) até sua volta ao poder em 1973. A fim de trazer elementos realistas à obra, Fernando Solanas filmou em fábricas, sindicatos, rua, trazendo como intérpretes o povo e um pequeno número de atores profissionais.

amargo pesadelo

IMDb

Amargo Pesadelo

Onde: HBO Max

Este cult-movie setentista,  também completa 50 anos e, se inicia como uma aventura de amigos que buscam se divertir descendo de canoa uma corredora, mas se transforma em um filme de ação por sobrevivência em território hostil. A obra é impactando, sobretudo por sua direção que explora bem os ataques físicos e psicológicos sofridos pelos homens pela comunidade local.

O voo do dragao

IMDb

O Voo do Dragão

Onde: Prime Video

Este é indicado para quem ainda não assistiu aos filmes do mestre do Kung-fu, Bruce Lee. O jovem Tang Lung (Lee) é enviado de Hong Kong a Roma e tem como objetivo ajudar o tio em seu restaurante, pois o estabelecimento está sendo ameaçado por gangues. Além das lutas coreografadas que imortalizaram Bruce, encontramos também um jovem Chuck Norris enfrentando o ator chinês.

O Segredo do Bosque dos Sonhos

IMDb

O Segredo do Bosque dos Sonhos

Onde: Darkflix

Após 50 anos ainda é impressionante como Lucio Fulci ainda consegue mexer com nosso imaginário e nossas entranhas. Este giallo mescla assassinato de crianças,  bruxaria e investigações que acusam inocentes e não conseguem resolver o mistério. Assim, toda a trama oscila entre descobrir o responsável pelo crime e entender o quanto elementos sobrenaturais podem ou não serem o catalisador de tantas mortes. Ademais, a produção é conhecida por ser a preferida do diretor, além de ser a primeira a exibir cenas intensas de violência gráfica. Além disso, o elenco conta com a brasileira Florinda Bolkan.

o discreto charme da Burguesia

IMDb

O Discreto Charme da Burguesia

Onde: Oldflix

O filme de Luis Buñel sobre uma refeição cotidiana que não acontece da maneira que deveria é o tipo de produção que provoca estranhamento. Ainda assim, o filme conquistou o público e a crítica, chegando a vencer o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, em 1973. Chamado pelo diretor de uma radiografia da burguesia, pois o desconcerto existente em cena é provocado por elementos externos às residências, seriam metáforas para a alienação da burguesia europeia.

50 ANOS tudo vai bem

IMDb

Tudo Vai Bem

Onde: Globo Play, Telecine

Outra produção que completa 50 anos é  Tudo Vai Bem, drama de Jean-Luc Godard e Jean-Pierre Gorin, sobre a greve em uma fábrica de linguiças que está sendo testemunhada por uma jornalista americana e seu marido, cineasta. Assim sendo, o filme tem caráter político, a luta de classes, e foi feito pelo Grupo Dziga Vertov, um coletivo de cineastas franceses politicamente ativos, que faziam filmes em caráter experimental, de ideologia marxista, marcado pela falta de autoria. O grupo existiu entre os anos de 1968 e 1972.

Yasmine Evaristo

Artista visual, desenhista, graduanda em Letras - Tecnologias da Edição. Membro Abraccine. Pesquisadora de cinema, principalmente do gênero fantástico, bem como representação e representatividade de pessoas negras no cinema. Devota da santíssima trindade Tarkovski-Kubrick-Lynch.

× Curta Music Non Stop no Facebook