Quem vai com frequência em festival ou rave, provavelmente ja passou por algum tipo de perrengue. Já presenciamos lama, bebida do bar acabar, vaca (sim, o animal mesmo) na pista, furtos, além de claro as tradicionais filas infinitas. Mas muitas vezes os perrengues são evitáveis. Montamos uma lista com 5 dicas para ficar atento na hora de se jogar na festa e evitar qualquer situação corta-brisa. Chega mais:
1 – Observe a situação na entrada da festa
Tirou print dos ingressos e do lineup no seu telefone? Desinfetante para as mãos pronto? Prepare-se para adicionar à sua lista de preparação para o festival uma boa avaliação do que está acontecendo já na fila da entrada. Quando você entra no corralzinho do gado para ser verificado, revistado e carimbado, você tem a oportunidade de verificar o quão bem a festa foi planejada e, portanto, talvez, o quão seguro você estará lá dentro. As chances de que se as filas na entrada são excessivas e não estão organizadas em faixas, geralmente já são um bandeirão vermelho que tem perrengue em potencial.
2 – Mantenha a sagacidade
Uma vez que você entrou na festa, dê aquela geral: quais os caminhos que as pessoas estão fazendo lá dentro? Tem mais de uma saída? Tem mais de um conglomerado de banheiros? Se logo de cara tudo parece estranho, prepare-se psicologicamente para possivelmente sair fora mais cedo. Tá tudo parecendo nos trinques? Perfeito, agora é só analisar o movimento da multidão e ver qual o melhor lugar para você ficar. Ficar no meio da galera funciona para quem não tem tempo feio em precisar sair correndo, se perder dos amigos ou dar rolê para ir ao bar. Se essa não é a sua, talvez um lugar mais nas laterais e com rotas de fuga seja mais a sua.
Lembre-se: a questão não é necessariamente a quantidade de pessoas, mas quão densa a multidão está.
3 – Planeje a saída
Pode parecer que você está antecipando o fim antes mesmo do começo, mas saber fazer o caminho de volta antes que você já esteja na festa é fundamental. E isso vale tanto para qual a rota de volta para casa quanto a rota dentro da festa. Se houver qualquer tipo de emergência, você pode precisar sair rapidamente. Se você estiver em uma festa fora da sua cidade, pode ser uma boa deixar a rota salva no mapa do seu celular, por exemplo.
4 – Cheque a vibe
Isso dá para fazer antes mesmo de sair de casa. É bom saber o que você vai encontrar, até para não se decepcionar. Vale se perguntar coisas do tipo: quem é o público, os artistas, como que esse tipo de evento normalmente rola? Já teve incidentes? Isso tudo te ajuda a se planejar de acordo e ajustar as expectativas.
5 – Uma vez no meio da multidão, (tente) não entrar em pânico
Mas fique antento, afinal pode rolar uma roda de pogo do seu lado e de repente não é a sua participar de uma. Então se você se ver na ‘pipoca’, se divirta, masnão deixe de ficar atento ao que está acontecendo ao seu redor.
Outra situação que pode rolar com frequência, uma vez que você está no meio da multidão é se perder dos seus amigos. E justamente por isso é sempre bom marcar um ponto de encontro em algum lugar do festival.
De qualquer maneira, vale não se culpar caso role algum tipo de perrengue evitável. Existem situações que fogem do nosso controle e tem coisas que a gente só se liga batendo cabeça mesmo!