
Há 165 anos, era registrada a primeira gravação de voz
Em 2008, Édouard-Léon Scott de Martinville foi reconhecido como o inventor do primeiro aparelho capaz de gravar fisicamente um som
Por mais de cem anos, os resultados das pesquisas de Édouard-Léon Scott de Martinville, uma série de cilindros codificados (que ninguém sabia ainda que se tratava de gravação de áudio), repousaram quietinhos na Académie des Sciences, em Paris. Uma parte de seu trabalho de pesquisa ficou guardado nos porões de outra instituição, Société d’Encouragement pour l’Industrie Nationale, e uma terceira foi encontrada no final do século passado em um mercado de pulgas da cidade, comprada e integrada ao seu acervo. Martinville era conhecido como um inventor que trabalhou nos primeiros reprodutores de áudio da história, antes mesmo do fonógrafo de Thomas Edison. Para o pessoal da academia, tudo aquilo era indecifrável, mas, dado o pioneirismo de seu criador, foi guardado nos museus.

O que ninguém sabia até então é que entre a parafernália empoeirada do inventor parisiense havia uma raridade que mudaria a história: a primeira gravação reconhecível de uma voz humana, feita dia 10 de abril de 1860, por Martinville em seu laboratório, de alguém (até hoje não se sabe se a voz é dele próprio ou de algum assistente) cantando um pedaço da linda Au Claire de la Lune. A revelação veio à tona em março de 2008, quando um instituto histórico chamado First Sounds, patrocinado pelo instituto Lawrence Berkeley, resolveu meter a mão no material guardado na França e empreender um esforço para compreendê-lo. A partir de anotaçoes de Édouard-Léon, reconstruíram a engenhoca que, 17 anos antes de Edison, era capaz de gravar e reproduzir sons.
Vários dos cilindros continham sons ininteligíveis, de ruídos que, ao que tudo indica, foram tentativas anteriores de registrar sons do ambiente, ou mesmo até vozes, sem sucesso. Em um deles no entanto, foi ouvida a cantoria, quase fantasmagórica, de Au Clair de la Lune. O experimento foi restaurado digitalmente e publicado online.
Com a descoberta, a linha do tempo histórica foi redesenhada. Com o fonoautógrafo, Édouard-Léon Scott de Martinville foi reconhecido como o inventor do primeiro aparelho capaz de registrar fisicamente um som, quase duas décadas antes do fonógrafo de Thomas Edison. Vale um verbete também para seu bom gosto. Au Clair de la Lune é uma das canções mais belas de todos os tempos.