Amy Winehouse ou Lady Gaga? Amy Winehouse. Foto: Reprodução

10 cantoras influenciadas diretamente por Amy Winehouse

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Lenda da música britânica faleceu há exatos 14 anos

O rocambole da música é recheado de comparações. É comum, desde resenhas feitas pelos repórteres especializados a animadas conversas de amigos, relacionar uma nova revelação da atualidade com alguém cuja sonoridade remete a algo já feito no passado. Às vezes, o viés é pejorativo. Quem não se lembra da polêmica musical entre Greta Van Fleet e Led Zeppelin? Noutras, no entanto, o barco navega no mar da homenagem, da boa influência e do talento musical. Em 23 de julho de 2011, Amy Winehouse nos deixou no auge de seu sucesso, devido a uma overdose de álcool imposta a um corpo com saúde altamente debilitada.

A artista que colocou a soul music no topo das paradas populares também viveu sendo comparada a Janis Joplin (que também faleceu com a mesma idade, 27) e Billie Holiday. A triste parte da história é que, não apenas na arte, as semelhanças vinham também da romantização ao abuso e à vida trágica, muito mais sedutoras ao consumo do público. Winehouse repetiu as tragédias de seus ídolos e sofreu, como suas referências, com explorações que se confundiam no mundo pessoal e profissional, no amor e no dinheiro.

Esse foi seu encontro com o passado. Falando do futuro, a coisa foi bem diferente. Amy deixou um legado que influenciou muitas mulheres na música, conectando a história das boas canções — partindo de onde ela parou, e seguindo com novos e bons álbuns no pop, lotadinhos de Amy Winehouse. E como é comum nas novas gerações, tais garotas incríveis deixaram de lado a pegadinha da personagem rockstar, a que vive sem limites (e sofre por isso) e aproveitaram o melhor da genial garota de Candem Town que mudou o mundo: sua música.

Conheça 10 artistas que assumidamente se inspiraram em Amy Winehouse. Para elas, a comparação é uma honra!

Lady Gaga
Você também vai gostar de ler 6 fatos curiosos sobre Lady Gaga

Adele

Adele já mencionou Amy Winehouse como uma de suas maiores influências, especialmente pelo álbum Back to Black. Ela admirava a autenticidade e a entrega emocional da cantora.

Duffy

A cantora galesa Duffy, conhecida pelo hit Mercy, teve um estilo soul semelhante ao de Amy no final dos anos 2000, e citou Winehouse como uma inspiração.

Lana Del Rey

Lana Del Rey já expressou admiração por Amy Winehouse, especialmente por sua habilidade de misturar jazz, soul e influências retrô com uma estética pessoal marcante.

Florence Welch (Florence + The Machine)

Florence mencionou que Winehouse abriu portas para artistas mulheres com vozes poderosas e estilos alternativos no mainstream.

Paloma Faith

A cantora britânica Paloma Faith tem um estilo vocal e estético que lembra o de Amy, a quem já citou como uma grande influência em sua carreira.

Jorja Smith

Jorja Smith, uma das novas vozes do R&B/soul britânico, já falou sobre como Amy Winehouse a inspirou a ser honesta em sua música.

Miley Cyrus (em seu trabalho mais recente)

Em álbuns como Plastic Hearts (2020), Miley Cyrus explorou um som mais rock/soul, e citou Amy como uma influência em sua reinvenção musical.

Billie Eilish

Billie Eilish já mencionou que admira a autenticidade e a vulnerabilidade de Amy Winehouse em suas letras.

RAYE

A cantora e compositora britânica RAYE citou a lenda como uma inspiração em sua abordagem crua e pessoal da música.

Lola Young

Lola Young creditou Amy Winehouse como uma grande influência em sua música. Com um estilo cru, cheio de soul e letras confessionais, carrega a mesma intensidade emocional que marcou a obra de cantora falecida há 14 anos.

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.